publicidade
26/09/19
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Não poluente, ônibus elétrico roda em fase de testes no Recife

26 / set
Publicado por Fillipe Vilar em Notícias às 20:14

Desde a última quarta-feira (25), um ônibus de motor elétrico está rodando pela Região Metropolitana do Recife. O veículo está na linha CDU/Boa Viagem Caxangá e a experiência será avaliada por dois meses.  A carga da bateria é realizada entre 3 e 4 horas, permitindo que o veículo rode até 300 km. O abastecimento das baterias é feito na tomada de energia, na garagem

O ônibus faz parte do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). O diferencial é que ele é zero poluente, 100% elétrico e não consome combustível.

De iniciativa da Mobi-PE, o objetivo é avaliar seu desempenho em linha regular e verificar a possibilidade de utilização de novas tecnologias na frota, com uso de energias limpas e sustentáveis.

O veículo é maior que um ônibus convencional e menor que um BRT, sua capacidade é para 80 passageiros. Todo o carregamento das baterias, acopladas na tomada de energia, é realizado na segunda garagem da Mobi-PE, no bairro da Várzea.  Sua capacidade de potência é de 400 HP (Unidade de potência), enquanto o BRT é de 310 HP.

A novidade é fruto de parceria entre a empresa chinesa Build Your Dreams (BYD), referência em energia limpa e maior fabricante global de veículos elétricos (de 2015 a 2018), e a Mobi-PE, operadora da linha.

Testes em eventos

Além da avaliação em linha regular, o veículo também será testado ao longo de dois eventos de grande porte, que serão realizados no Recife. Do dia 02 ao dia 05 de outubro, o ônibus elétrico será utilizado durante o REC’n’Play, festival que ocorrerá no Bairro do Recife. Serão quatro dias de shows, experiências, palestras e oficinas, nas áreas de Tecnologia, Economia Criativa e Cidades Inteligentes.

Em novembro, o veículo estará à disposição dos participantes da Conferência Brasileira de Mudanças Climáticas (CBMC), que será realizada entre os dias 6 e 8 de novembro, também no Bairro do Recife.


FECHAR