publicidade
21/09/19
Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Mesmo sendo minoria na Câmara e Senado, mulheres foram as grandes vencedoras do Prêmio Congresso em Foco

21 / set
Publicado por jamildo em Notícias às 13:13

Na noite de quinta (19), foi realizada, em Brasília, a 12ª Edição do Prêmio Congresso em Foco.

O prêmio reconhece os parlamentares que – na avaliação do público que vota pela internet, dos jornalistas que cobrem o Congresso e de um júri especializado – melhor representam a população em cada ano.

De acordo com os organizadores, o objetivo é distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional e estimular a sociedade a acompanhar seus representantes de modo ativo e participar plenamente da vida política. Cerca de 500 convidados se reuniram para o evento.

Mesmo sendo minoria na Câmara e no Senado, as mulheres foram as grandes vencedoras do Prêmio e tiveram mais destaque neste ano.

As deputadas Tabata Amaral (PDT-SP) e Carla Zambelli (PSL-SP) foram eleitas as Melhores Deputadas pelo júri e pelo voto popular, respectivamente.

Simone Tebet (MDB-MS) foi escolhida a Melhor Senadora pelo júri.

O evento neste ano teve como mestre de cerimônias a jornalista Cristina Serra. Aos 84 anos, Luiza Erundina (PSOL-SP), deputada federal desde 1999, registrou um recorde no Prêmio Congresso em Foco: é a única parlamentar a ter sido premiada em todas as edições do evento.

“O Prêmio Congresso em Foco se consolidou e hoje é reconhecido como um dos mais importantes para a política brasileira. Nosso intuito é valorizar a boa política, incentivar a participação popular no cotidiano do Parlamento brasileiro a nas agendas políticas, sempre em defesa do diálogo para fortalecimento da nossa jovem democracia”, afirma o fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa.

Além dos “Melhores Deputados” e “Melhores Senadores”, também foram homenageados os parlamentares que mais se destacaram em três categorias especiais: “Proteção do clima e da sustentabilidade”, patrocinada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), cujo troféu foi para o senador Major Olímpio (PSL-SP); “Apoio ao Empreendedorismo” e “Valorização dos Bancos Públicos”, com apoio da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb), cujos ganhadores foram Bia Kicis (PSL-DF) e Alvaro Dias (Podemos-PR), respectivamente.


FECHAR