publicidade
12/09/19
Secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Marcos Cintra afirma que Guedes também quer ‘nova CPMF’, diz revista

12 / set
Publicado por Fillipe Vilar em Notícias às 16:44

O ex-secretário de Receita Federal, Marcos Cintra, afirmou que a equipe do Ministério da Economia, incluindo o ministro Paulo Guedes, querem um imposto único. O modelo incluiria a tributação sobre movimentações financeiras, similar à antiga CPMF. A fala está numa entrevista que Cintra deu para a revista Veja, publicada nesta quinta (12).

Cintra foi demitido na última quarta-feira (11) pelo ministro Guedes. O presidente Jair Bolsonaro (PSL), internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, publicou em seu perfil no Twitter que a demissão havia sido pedida por ele mesmo e o motivo seria a proposição da “nova CPMF”. 

“A recriação da CPMF ou aumento da carga tributária estão fora da reforma tributária por determinação do Presidente”, disse Bolsonaro.

O auditor fiscal José de Assis Ferraz Neto, pernambucano, assumiu interinamente o cargo.

Defesa

À Veja, Cintra afirmou que Paulo Guedes continua defendendo um imposto único, mas sem apoio do presidente da República. Esse seria, inclusive, o motivo principal para que a proposta não tenha avançado. “O presidente sempre foi contrário e está sendo coerente com a visão que tem”, afirmou.

Sobre a posição de Guedes em relação ao assunto, Cintra afirma que o ministro sempre defendeu a proposta: “Defende. Defende até hoje. Sempre defendeu. Todos os jornais publicaram entrevista dele, manifestações dele…. Mas é a circunstância. As coisas acontecem não só pelo fato em si, mas é a circunstância na qual as coisas acontecem”.


FECHAR