publicidade
11/09/19

Tadeu Alencar critica ausência de presidente da Caixa Econômica em audiência sobre créditos para NE

11 / set
Publicado por jamildo em Notícias às 11:00

O líder do PSB na Câmara, deputado Tadeu Alencar (PE), criticou a ausência do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães, e do secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, em audiência na Comissão de Finanças e Tributação da Casa.

Os parlamentares esperavam por explicações sobre as contratações de operações de crédito para os estados e os municípios do Nordeste.

Foi noticiado, no início de agosto, que a Caixa Econômica Federal reduziu a concessão de novos empréstimos para o Nordeste neste ano.

Ainda segundo reportagem nacionais, fontes do banco e da área econômica indicaram que a ordem para não contratar operações para os estados e municípios do Nordeste foi realizada pelo próprio presidente da instituição.

“Diante dessa grave denúncia levantada por um grande veículo de comunicação, e que diz respeito a um comportamento praticado pelo presidente da Caixa, acredito ser fundamental a sua presença nessa comissão”, disse Tadeu Alencar.

O líder socialista disse que o próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, havia dado comando, em meados de julho, para que os governadores do Nordeste fossem tratados de maneira diferenciada quando disse que eles deveriam ter direito a nada.

A fala citada por Tadeu ocorreu durante conversa com o ministro da Casa Civil, Onix Lorenzoni, flagrada por câmeras momentos antes de reunião com jornalistas estrangeiros.

Na ocasião, Bolsonaro referiu-se aos governadores do Nordeste como “governadores de Paraíba”, gerando indignação nos chefes dos Executivos da Região.

Tadeu Alencar subscreveu o requerimento dos deputados Elias Vaz (PSB-GO) e Denis Bezerra (PSB-CE) para que a audiência fosse remarcada.


FECHAR