publicidade
11/09/19
Paulo Guedes/Foto: Marcelo Camargo/ABr
Paulo Guedes/Foto: Marcelo Camargo/ABr

Paulo Guedes deve demitir secretário da Receita Federal que propôs ‘nova CPMF’, diz jornal

11 / set
Publicado por Fillipe Vilar em Notícias às 16:06

Nesta quarta-feira (11), o ministro da Economia Paulo Guedes deve demitir o secretário da Receita Federal Marcos Cintra, responsável pela proposição de um imposto sobre transações financeiras semelhante à antiga CPMF. A nova taxa estava incluída na proposta de reforma tributária que deve ser apresentada pelo governo federal ao Congresso.

A informação é do jornal Estado de S. Paulo.

A pasta da Economia não gostou da recepção da proposta pelo Congresso. Os parlamentares reagiram mal ao novo imposto, que cobrava alíquotas de 0,2% e 0,4% sobre os depósitos e transferências bancárias. Cintra deve ser substituído interinamente por José Assis de Ferraz Neto.

Defesa do imposto

O secretário especial adjunto da Receita Federal, Marcelo de Souza Silva, defendeu o novo imposto na u terça-feira (10). Ele participou  do Fórum Nacional Tributário, promovido pelo sindicato dos auditores fiscais, em Brasília. Na ocasião, Silva ressaltou que o tributo substituiria tanto a tributação sobre a folha como o IOF.

Mesmo com o governo negando a comparação com a antiga CPMF, Silva argumentou a favor  do novo imposto exibindo um gráfico que mostra o histórico relativamente estável das alíquotas de CPMF ao longo dos anos em que vigorou. A taxa representaria uma previsibilidade para o novo imposto.


FECHAR