publicidade
14/08/19
Foto: Carlos Lima/Câmara do Recife
Foto: Carlos Lima/Câmara do Recife

Vereador do Recife convoca audiência para tratar sobre o autismo

14 / ago
Publicado por Douglas Fernandes em Notícias às 8:28

Com a sanção do presidente Jair Bolsonaro (PSL) da lei que inclui o autismo nos censos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o vereador do Recife Hélio Guabiraba (Sem partido) convocou uma audiência pública para tratar sobre o tema. A audiência – que será realizada nesta quinta-feira (15), a partir das 14h, no plenarinho da Câmara de Vereadores – vai discutir a importância dos dados para políticas públicas na capital pernambucana.

“A partir do panorama traçado, poderemos ampliar esse debate para que as políticas públicas para os que possuem o transtorno possam ser mais eficazes. Dai, a importância desse encontro aberto ao público em geral”, disse o vereador.

Foram convidados para a audiência representantes de associações que atendem famílias com autistas, da prefeitura, dos conselhos tutelares da cidade e da Seção Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Além da  reunião, Hélio Guabiraba teve a iniciativa de organizar uma exposição inédita na Câmara com pinturas em tela produzidas por crianças e jovens autistas, sob a supervisão dos artistas plásticos Zildo Marques e Rinaldo Ferreira. As obras serão expostas nesta quinta (15) e sexta-feira (16), no Salão Nobre da Casa José Mariano.

Os quadros foram pintados no último sábado (10), no evento denominado “Ateliê Solidário: arteterapia no autismo”, na sede do Campo da União, no bairro da Macaxeira.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, uma em cada 68 crianças são diagnosticadas com autismo. Esse número significativo fez com que a ONU classificasse o distúrbio como uma questão de saúde pública mundial.


FECHAR