publicidade
28/06/19
Foto: Heudes Regis/JC Imagem
Foto: Heudes Regis/JC Imagem

Petrobras coloca oficialmente à venda refinaria Abreu e Lima, entre 8 ativos em refino e logística no país

28 / jun
Publicado por jamildo em Notícias às 14:18

A Petrobras informou nesta sexta-feira o início da etapa de divulgação das oportunidades (teasers) referentes à venda de ativos em refino e logística associada no país.

Os desinvestimentos representam, aproximadamente, 50% da capacidade de refino nacional, totalizando 1,1 milhão de barris por dia de petróleo processado, e consideram a venda integral dos seguintes ativos: Refinaria Abreu e Lima (RNEST), Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), Refinaria Landulpho Alves (RLAM), Refinaria Gabriel Passos (REGAP), Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), Refinaria Isaac Sabbá (REMAN) e Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (LUBNOR), bem como os ativos logísticos integrados a essas refinarias.

“A venda dessas oito refinarias será conduzida de acordo com a Sistemática de Desinvestimentos da Petrobras, por meio de processos competitivos independentes, que ocorrerão em duas fases”.

A primeira fase, cuja etapa de divulgação de oportunidade se inicia hoje, inclui as refinarias RNEST em Pernambuco, RLAM na Bahia, REPAR no Paraná, e REFAP no Rio Grande do Sul, assim como seus ativos logísticos correspondentes.

Os teasers dessa fase, que contêm as principais informações sobre os ativos e os critérios de elegibilidade para a seleção de potenciais participantes, estão disponíveis no site da Petrobras: http://www.petrobras.com.br/ri.

De acordo com estatal, os teasers da segunda fase, que compreendem as refinarias REGAP, REMAN, SIX e LUBNOR e ativos logísticos correspondentes, serão divulgados ainda este ano.

“As principais etapas subsequentes do projeto serão informadas oportunamente ao mercado. Os desinvestimentos em refino estão alinhados à otimização de portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor para os nossos acionistas.”

Retomada das obras em Ipojuca

A prefeita de Ipojuca Célia Sales anunciou que recebeu, na sede da prefeitura, o coordenador administrativo da empresa de engenharia industrial Engecampo, Ivan Lopes de Souza. O executivo informou a gestão que as obras da Refinaria Abreu e Lima, localizada em Suape, serão retomadas.

De acordo com a gestão municipal, Ivan Lopes de Souza  afirmou que a empresa priorizará os ipojucanos nas vagas que serão abertas para a retomada das obras.

Ele estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Marcos Queiroz, do Diretor de Desenvolvimento Econômico Gustavo Veiga e na presença do secretário de Governo Romero Sales.

“Você não imagina o quanto me alegra esta notícia. Aqui em Ipojuca você vai encontrar mão de obra especializada para o que você precisa. Gente muito trabalhadora que participou ativamente do ‘boom’ de Suape e, agora, está desempregada em busca de oportunidade. Priorize os ipojucanos e não vai se arrepender”, disse Célia Sales.

De acordo com o coordenador da empresa, soldadores, ajudantes de soldadores, carpinteiro, engenheiros, mecânico-montador são algumas das vagas que serão abertas.

O secretário de Desenvolvimento do Ipojuca, Marcos Queiroz, mostrou otimismo. “Considero a retomada das obras da refinaria “um marco do recomeço do desenvolvimento econômico para Ipojuca e para todo o estado”.

A Prefeitura do Ipojuca, através da secretaria de Desenvolvimento Econômico, disse que se colocou à disposição da empresa para ajudar nesta etapa inicial de chegada ao município e agradeceu o compromisso social que a Engecampos demonstrou ter com o povo de Ipojuca.

Segundo a gestão, o cronograma previsto é que em 467 dias as obras da refinaria, de responsabilidade da Engecampos, sejam concluídas.

Localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape, foi implantada em 2014, e considerada a mais moderna refinaria da Petrobras, com o maior nível de automação. Tem capacidade de produzir 230 mil barris de petróleo por dia, no entanto, tem operado com menos de 50%.

 

Depois que a informação da retomada foi anunciada, filas de desempregados teriam corrido para a Prefeitura, em busca d euma vaga, para apresentar curriculos.

“A Prefeitura do Ipojuca comunica a todos que não está realizando nenhum processo seletivo sobre as obras da Refinaria Abreu e Lima, nem de nenhuma empresa privada”.

“Infelizmente está circulando nas redes sociais um comunicado falso, com a logomarca da Prefeitura do Ipojuca, levando as pessoas a acreditarem que a gestão municipal receberá currículos para as vagas que serão abertas na Refinaria. Reafirmamos: não é verdade”.

“É lamentável que existam pessoas que brinquem com o desconhecimento do povo em um momento tão delicado de desemprego. A Prefeitura do Ipojuca vai continuar lutando para atrair empresas e fazer parcerias para gerar mais oportunidade para o nosso povo”.


FECHAR