
PSB mira a eleição de 2020 com ‘jogo duplo’ sobre reforma, diz Priscila
Com a expectativa sobre a manutenção ou não dos estados e municípios na reforma da Previdência, a deputada estadual Priscila Krause (DEM) para cobrar uma articulação do governador Paulo Câmara (PSB) com a bancada federal pela aprovação da proposta. Em discurso, nessa terça-feira (11), na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), a parlamentar apontou “incoerência” do socialista e disse que o governador “titubeia” entre críticas à reforma e uma defesa “envergonhada” de manter os estados e municípios no projeto.
Para a deputada, o PSB de Pernambuco faz “jogo duplo” sobre a reforma porque “enxerga apenas a eleição de 2020”. “Uma incoerência que a história cobrará”, disse.
A demista citou dados do estudo sobre os indicadores das previdências estaduais, publicado pelo Instituto Fiscal Independente (IFI) do Senado, para projetar que a situação pode se tornar “ingovernável” caso as mudanças no sistema previdenciário não atinjam os estados. O estudo coloca Pernambuco como o sétimo estado com pior situação quanto à sustentabilidade do seu regime previdenciário próprio.
Na avaliação da parlamentar, “ainda há tempo” para o governador assumir a responsabilidade e liderar a articulação pela aprovação da reforma com a bancada pernambucana. “Enquanto titubeia entre críticas à Reforma e uma assinatura envergonhada da carta dos governadores a favor da manutenção dos estados e municípios na proposta, o governador se depara diariamente com uma dinâmica fiscal que logo mais será ingovernável”, afirmou.

Caso o Congresso retire estados e municípios da proposta, Priscila Krause defende que Paulo Câmara “deve se antecipar na elaboração da reforma estadual” e que a Alepe entre logo no tema. Na avaliação dela, a eventual proposta precisa ser “o mais próximo possível da sua versão nacional”.
Para ilustrar a situação de iminente colapso fiscal, Priscila afirmou que só nos primeiros quatro meses do ano Pernambuco já gastou R$ 170 milhões a mais que no mesmo período de 2018 com o pagamento de aposentados e pensionistas e que, só na Polícia Militar, o número de servidores que deixaram a ativa cresceu 66% até maio, também em comparação com o ano passado: foram concedidas aposentadorias para 423 servidores contra 255 nos cinco primeiros meses do ano passado.
“Tenho convicção, misturada à esperança, que nem o Palácio das Princesas nem esta Assembleia Legislativa irão se furtar à responsabilidade que pertence a cada um de nós, integrantes transitórios do poder público, perante o destino que queremos para o nosso estado”, disse.
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.