publicidade
07/06/19
Paulo Câmara e Bolsonaro (Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)
Paulo Câmara e Bolsonaro (Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)

Após cartas, Previdência está na pauta de reunião de governadores dia 11

07 / jun
Publicado por Amanda Miranda em Notícias às 14:16

Menos de uma semana após o imbróglio sobre uma carta em apoio à manutenção dos Estados na reforma da Previdência, os governadores têm uma reunião em Brasília, na próxima terça-feira (11). O primeiro tema que aparece na pauta do quinto Fórum de Governadores é a mudança nas regras de aposentadoria.

Os governadores do Nordeste, mais críticos à reforma da Previdência, divulgaram na noite dessa quinta-feira (6) uma carta assinada pelos nove gestores. No documento, reafirmam a necessidade de uma alteração no sistema atual, mas criticam as propostas para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e para a aposentadoria rural, além da criação do sistema de capitalização e da desconstitucionalização da Previdência.

LEIA TAMBÉM
» Paulo Câmara assina carta em defesa da reforma da Previdência
» Daniel Coelho diz que Paulo Câmara tinha ‘posição dupla’ sobre reforma
» Previdência: Não adianta ter relatório se não tem votos, diz Ramos
» Prefeitos defendem manutenção dos municípios na reforma da Previdência
» ‘Governadores têm que trazer o ônus para si’, diz Mourão sobre reforma
» Como votaram os pernambucanos sobre a MP contra fraudes previdenciárias

O objetivo da carta foi de defender a permanência dos Estados na reforma que está em tramitação na Câmara dos Deputados, apesar da mobilização de parlamentares para retirá-los. A reação deles é à ausência de apoio dos governadores à proposta.

“Entendemos, além disso, que a retirada dos Estados da reforma e tratamentos diferenciados para outras categorias profissionais representam o abandono da questão previdenciária à própria sorte, como se o problema não fosse de todo o Brasil e de todos os brasileiros. No entanto, há consenso em outros tópicos, e acreditamos na intenção, amplamente compartilhada, de se encontrar o melhor caminho”, diz o texto divulgado pelos governadores do Nordeste.

Paulo Guedes e Ibaneis Rocha (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Antes dele, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), já havia divulgado duas cartas sobre a reforma da Previdência. A primeira critica o Congresso e aponta a saída dos servidores estaduais como um “atraso”. Já a segunda defende a Previdência.

Leia a íntegra da carta dos governadores do Nordeste

Saiba o que pensam os deputados pernambucanos sobre a reforma da Previdência


FECHAR