publicidade
30/05/19

Reitores das federais pressionam ministro da Educação por verbas

30 / maio
Publicado por jamildo em Notícias às 11:00

Os coordenadores de bancada de Pernambuco no Congresso Nacional, deputado Wolney Queiroz e Augusto Coutinho, estiveram no Ministério da Educação, em Brasília, junto com reitores das instituições de ensino do estado para uma audiência com o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

O ministro escutou os clamores feitos pelas universidades e institutos federais que estão passando “um verdadeiro sufoco financeiro” com o contingenciamento feito pela pasta “prejudicando diretamente os estudantes”.

“Nós cumprimos a nossa função de articulação. Espero que o ministro seja sensível a este tema mantendo o funcionamento dessas instituições de ensino. O ministro ficou de analisar caso a caso”, disse Wolney Queiroz.

A bancada pernambucana tinha se reunido com os reitores das universidades federais e dos institutos federais de Pernambuco, no auditório da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Recife, onde foram entregues documentos para o deputado Wolney Queiroz, demonstrando o impacto que o corte de 30% nas verbas do Ministério da Educação fará nas instituições, dificultando inclusive pagamento de contas de luz, água e até mesmo transporte dos profissionais, segundo as entidades.

Aula pública em ato na Rua da Aurora

Professores, estudantes e técnico-administrativos da UFPE participam da segunda edição do Universidade nas Ruas, nesta quinta-feira (30), às 14 h, na estátua do Caranguejo na Rua da Aurora, onde será realizado o Segundo Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Educação.

“O objetivo do ato é evidenciar o valor da universidade e trazer a sociedade para uma defesa conjunta do conhecimento e do ensino superior”, defendem.

No local haverá uma aula pública da UFPE em defesa das universidades, com a participação de Liana Cirne Lins, professora da Faculdade de Direito da UFPE, abordando as “Ilegalidades do Assalto à Educação”.

Além dela, teremos palestra do professor de Ciência Política da UFPE Ernani Rodrigues (Pesquisa) sobre Impacto da Pesquisa no Desenvolvimento e do pró-reitor de Planejamento Tiago Neves, que analisa o “Impacto dos Cortes no Funcionamento da Universidade”.

Em seguida, a ADUFEPE está chamando os docentes a participarem do ato público organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), nas ruas do Recife, a partir das 15h, com concentração em frente ao colégio Ginásio Pernambucano. O ato antecede as mobilizações da proposta de greve geral convocada pelas centrais sindicais para 14 de junho e aprovada em assembleia geral da ADUFEPE.


FECHAR