
Prorural revoga licitação para obras de 31 pontes na Mata Sul
O Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (PRORURAL) revogou processo licitatório para serviços de consultoria em engenharia, para construção de 31 pontes na Mata Sul.
As obras nas pontes, estimadas em R$ 55 milhões, contam com recursos do Banco Mundial.
A licitação sobre a consultoria foi objeto de questionamentos no Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) e Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O procurador Cristiano Pimentel, do MPCO, apresentou ao TCE um pedido de medida cautelar para suspender a licitação.
O MPCO questionava a escolha da empresa vencedora da licitação, que, segundo o órgão, não tinha capacidade técnica.
Também foram questionados os critérios de avaliação da comissão de licitação.
O relator no TCE, conselheiro Carlos Porto, acatando em parte os argumentos do MPCO, mandou suspender a assinatura do contrato e pediu uma análise pela área de engenharia do TCE, sobre a licitação.
Inicialmente, o próprio PRORURAL concordou com parte dos questionamentos do MPCO, anulando a fase de avaliação das propostas.
Posteriormente, o então diretor-geral do órgão, Fábio Fiorenzano, revogou todo o processo licitatório, nos últimos dias de sua gestão à frente do PRORURAL.
Vinculado ao PDT do Estado, Fábio Fiorenzano foi convidado para assumir a secretaria-executiva da Assessoria Especial do Governador do Estado.
O remanejamento de cargos se deu no início de maio.
Com a revogação integral da licitação, o próprio MPCO pediu o arquivamento do processo no TCE.
O Acórdão do TCE foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (29).
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.