publicidade
28/05/19
Foto: Câmara do Recife/Divulgação
Foto: Câmara do Recife/Divulgação

Em 12 meses, Câmara de Vereadores do Recife gastou R$ 123 milhões apenas com pessoal

28 / maio
Publicado por jamildo em Notícias às 11:00

Sem alarde, a Câmara de Vereadores do Recife, composta por 39 vereadores, gastou nos últimos doze meses, entre maio de 2018 e abril de 2019, 123 milhões de reais apenas com pessoal (remuneração e encargos de vereadores e servidores).

A informação consta de um relatório de gestão fiscal, assinado pelo presidente da Casa e já publicado no Diário Oficial.

Com 39 vereadores, o gasto equivale a 3 milhões para cada vereador em 12 meses.

Ainda, na média, isto equivale que cada vereador custa 260 mil reais por mês, apenas em despesa de pessoal (remuneração e encargos de parlamentares e servidores).

Estes 123 milhões não incluem outras despesas da Casa Legislativa, como combustível, energia, água ou custeio.

Apenas estão computados no relatório os gastos com pessoal, ou seja, remuneração e encargos da própria folha de pagamento (INSS, por exemplo).

De acordo com técnicos, nestes R$ 123 milhões não estão incluídas as chamadas verbas indenizatórias, inclusive os 3 mil reais de auxílio-alimentação dos vereadores.

As verbas indenizatórias não fazem parte do relatório de gestão fiscal, documento exigido na Lei de Responsabilidade Fiscal, com periodicidade de quatro em quatro meses.

Como informado em maio de 2017, os vereadores do Recife aprovaram o aumento do auxílio-alimentação para 4,5 mil reais. Após o assunto virar pauta nacional (inclusive em jornais nacionais da TV Globo), os vereadores revogaram o aumento.

Em 2018, o blog revelou que os vereadores iam comprar um prédio por 12 milhões para os novos gabinetes. O processo foi cancelado pelos vereadores, após o casal apontado como proprietário do prédio dizer, através de seu advogado, que não sabia do uso de seus nomes na compra do prédio.


FECHAR