publicidade
23/05/19
Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República
Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República

Na véspera da visita, Petrolina desiste de votar homenagem a Bolsonaro

7

23 / maio
Publicado por Amanda Miranda em Notícias às 15:11

Jair Bolsonaro (PSL) estará nesta sexta-feira (24) no Recife e em Petrolina, cidade do Sertão pernambucano. Na véspera da visita, seria votado na Câmara dos Vereadores de Petrolina um projeto de decreto legislativo concedendo o título de cidadão do município ao presidente. A proposta, no entanto, foi retirada da pauta.

A decisão foi a pedido do próprio autor da matéria, o vereador Elias Jardim (PHS). O parlamentar admitiu que não houve articulação política e, segundo ele, o motivo do adiamento foi a ausência de votos previstos a favor da homenagem.

“Não tinha segurança que iria passar. Precisava de 16 votos e só estava contando com 12 votos. Preferi retirar da pauta e articular melhor”, explicou.

Seriam necessários dois terços da Câmara para aprovar o projeto. A votação poderá acontecer posteriormente, mas não tem data prevista.

LEIA TAMBÉM
» Bolsonaro dá ‘passo importante’ ao visitar a Sudene, diz FBC
» Deputados de Pernambuco saem ‘frustrados’ de reunião com Bolsonaro
» ‘Se ficarmos numa queda de braço (com Bolsonaro) só quem perde é o nosso povo’, diz Jarbas, após encontro
» ‘Aqui em Petrolina, Bolsonaro poderá ver o Sertão que dá certo e se desenvolve’, diz Miguel Coelho
» Humberto diz que Bolsonaro não é bem-vindo no Nordeste
» Paulo Câmara assina carta contra decreto de armas de Bolsonaro

Para o vereador, “Bolsonaro já é um cidadão de Petrolina”. O argumento dele é que, dos 57.797.847 votos obtidos pelo presidente no segundo turno de 2018, 49.661 foram em Petrolina.

Como aconteceu quando considerado todo o Estado de Pernambuco, Bolsonaro recebeu menos votos do que Fernando Haddad (PT) na cidade. Lá, o petista ficou com 105.663 votos, mais que o dobro que o presidente.

A oposição comemorou o recuo na votação do projeto e criticou a proposta. “Quando a gente pensa em Jair Bolsonaro, educacionalmente é um ignorante, culturalmente é preconceituoso e intolerante, politicamente é incompetente, socialmente é violento, esportivamente é perigoso. Como Petrolina vai conceder título de cidadão a um sujeito que está comprometido em destruir o País?”, questionou o vereador Gilmar Santos (PT) durante a sessão desta quinta-feira (23).

Vereador Gilmar Santos criticou a proposta de conceder o título a Bolsonaro (Foto: reprodução do Facebook)

Agenda de Bolsonaro em Pernambuco

Além disso, Jardim enalteceu a visita que Bolsonaro fará a Petrolina e elogiou o presidente. “É um vencedor, é um guerreiro. Isso sem falar na questão do monte de recursos que está vindo para atender à população”, afirmou. 

De acordo com a agenda divulgada pelo Palácio do Planalto, em Petrolina, Bolsonaro vai entregar unidades construídas no programa Minha Casa Minha Vida.

O prefeito da cidade, Miguel Coelho (sem partido), é filho do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República

Antes de ir a Petrolina, Bolsonaro terá compromisso no Recife, onde participará da reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).


FECHAR