publicidade
17/05/19

Na Assembleia, Romário Dias propõe debate sobre ar-condicionado em ônibus da região metropolitana

17 / maio
Publicado por jamildo em Notícias às 14:26

O debate sobre a obrigatoriedade de instalação de ar-condicionado nos ônibus que circulam no Recife e Região Metropolitana chegou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Durante pronunciamento na tribuna da Casa, na manhã desta quinta (16), o deputado Romário Dias (PSD) propôs que seja discutido um projeto de lei sobre o tema.

“Como essa questão envolve mais de um município da Região Metropolitana do Recife, a competência para legislar sobre isso é da Alepe. Independentemente de cor partidária, esse assunto é da coletividade do pernambucano. Sinceramente, não dá mais para as pessoas que vivem na RMR, com a temperatura aumentando diariamente, sofrerem e se desgastarem com um transporte público sem ar-condicionado”, afirmou o deputado.

Dias ainda solicitou que seja criada uma comissão com parlamentares que foram ex-vereadores do Recife e de cidades da RMR para trabalharem em conjunto e fortalecerem o projeto de lei nº 36/2019, do deputado Wanderson Florêncio, que dispõe sobre a instalação de ar-condicionado e a disponibilidade de portas USB e wi-fi nos coletivos.

“Vamos trazer uma proposta bem elaborada, bem pensada e que não permita a ninguém fazer contestações aleatórias sobre ela”, afirmou.

O grupo atuará sob a coordenação do ex-prefeito do Recife, deputado João Paulo (PCdoB). O ex-prefeito já vetou no passado como prefeito a implantação da modernização.

Câmara do Recife já aprovou obrigação de ar-condicionado em ônibus, em 2005, mas João Paulo vetou

O grupo poderá realizar reuniões com todos os entes do setor para debater o projeto.

“Podemos aqui provocar uma reunião com a Secretaria Estadual de Infraestrutura, o consórcio Grande Recife, empresários e usuários. Temos a obrigação de atuarmos juntos para que possamos ter ônibus de boa qualidade circulando na RMR”, disse Dias.

LEIA TAMBÉM
» Câmara do Recife vota PL sobre ar-condicionado em ônibus nesta terça
» Com parecer contrário, Câmara do Recife vai votar PL sobre ar condicionado em ônibus
» Ônibus com ar condicionado atenderão seis linhas
» Vereador diz que tentou pegar ônibus e não encontrou motorista nem fiscal: ‘bagunça’
» Empresas deverão colocar ônibus com ar condicionado em circulação
» Grupo cobra implantação de lei sobre ar condicionado em ônibus
» Frente pede ao MPPE para investigar ônibus com ar condicionado parados
» Grande Recife diz que circulação de ônibus com ar condicionado espera concessão

O deputado Wanderson Florêncio (PSC), ex-vereador do Recife, ressaltou que o fórum de discussão da questão do transporte público é na Alepe.

“Essa pauta é de fundamental importância e passa a ser uma pauta prioritária desta Casa. Estou aberto para que possamos construir o melhor projeto possível para beneficiar toda a sociedade”, finalizou.

Também ex-vereador da Capital, o deputado Marco Aurélio frisou que é importante oferecer à população um transporte público de qualidade em todos os modais.

“Se você quer oferecer transporte de qualidade, não pode, em um clima como o do Recife, ter ônibus ser ar-condicionado”, disse.

FROTA

Atualmente, os ônibus que circulam na RMR atendem 300 mil passageiros diariamente, com uma frota de 2,7 mil veículos.

Deste total, apenas 289 coletivos (10,7%) contam, atualmente, com ar-condicionado.


FECHAR