publicidade
22/04/19
Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem
Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem

Ônibus com ar condicionado atenderão seis linhas a partir desta terça

22 / abr
Publicado por Amanda Miranda em Notícias às 9:39

Sessenta ônibus com ar condicionado das empresas Caxangá e Metropolitana entrarão em operação a partir desta terça-feira (23), até o dia 2 de maio. Os veículos circularão em seis linhas, que, de acordo com o Governo de Pernambuco, atendem 65 mil passageiros por dia.

Catorze ônibus serão para a linha PE-15/Afogados, outros 14 veículos para a TI Xambá/Príncipe, oito para a Jaboatão (Parador), nove para a Circular/Príncipe, três para a Circular/Conde da Boa Vista e oito para a Circular/Rua do Sol.

Há mais quatro veículos que ficarão nas frotas de reserva das duas empresas.

LEIA TAMBÉM
» Empresas deverão colocar ônibus com ar condicionado em circulação
» Grupo cobra implantação de lei sobre ar condicionado em ônibus
» Frente pede ao MPPE para investigar ônibus com ar condicionado parados
» Grande Recife diz que circulação de ônibus com ar condicionado espera concessão
» Advogado diz que empresas mantêm parados ônibus climatizados há um ano

 

Na reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) do último dia 29, foi determinado à Caxangá e à Metropolitana que colocassem em circulação os ônibus. 

A Frente de Luta pelo Transporte Público havia feito em fevereiro uma denúncia ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) de que as empresas haviam comprado 60 ônibus com ar condicionado no ano passado e deixado os veículos parados nas garagens.

Foto: Cortesia

O grupo defende que a aquisição dos ônibus entra nos cálculos para as propostas de reajuste das passagens, mas não atendia aos passageiros.

O Grande Recife Consórcio de Transporte negou que a compra dos veículos fizesse parte das contas para a recomposição tarifária. Além disso, havia afirmado que os ônibus com ar condicionado entrariam em circulação quando os contratos de concessão das linhas fossem assinados.

A licitação foi realizada em 2013 e até agora os contratos não foram assinados.

O processo foi dividido em sete lotes, dos quais apenas o 1 e o 2 foram assinados. Esses grupos correspondem aos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste do BRT, além de ônibus que trafegam em Olinda, na Região Metropolitana, e de linhas alimentadoras, que trazem os usuários do subúrbio até o terminal integrado mais próximo. Deles, apenas os BRTs são climatizados.

Os contratos de 3 a 7, que compreendem corredores como as avenidas Norte, Abdias de Carvalho e Domingos Ferreira, ainda não foram assinados. A concessão será das mesmas empresas que já atuam hoje.


FECHAR