publicidade
11/02/19
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Reforma da Previdência é apoiada por 83% do Congresso, diz pesquisa

11 / fev
Publicado por Douglas Fernandes em Notícias às 9:40

Pauta prioritária para o governo Jair Bolsonaro (PSL), a reforma da Previdência conta com o apoio de 83% dos parlamentares do Congresso, segundo pesquisa BTG Pactual/FSB. Entre os congressistas novatos, o número é ainda maior: 86% apoiam a mudança no sistema. Para ser aprovada, a proposta – que deve ser apresentada no dia 20 de fevereiro pelo ministro da Economia, Paulo Guedes – precisa contar com os votos de 308 deputados e de 49 senadores.

Na Câmara dos Deputados, 82% apoiam a reforma, enquanto que no Senado 89% se declararam favoráveis à alteração nas aposentadorias. O apoio à pauta é um pouco menor entre os parlamentares que foram reeleitos, 78%. Entre os 10 maiores partidos no Congresso, o tema conta com o apoio 100% dos parlamentares do PP e PSDB. MDB e PSD aparecem com 95%.

LEIA TAMBÉM
» Humberto Costa diz que reforma da Previdência de Bolsonaro não passará no Congresso
» Governo planeja discutir Previdência com centrais sindicais, diz secretário
» Previdência terá prioridade sobre projeto de Moro, diz Maia
» Paulo Guedes apresentará versão final da reforma da Previdência aos governadores no dia 20 de fevereiro
» Em carta, governadores do Nordeste pedem solução imediata para Previdência

Entre os parlamentares do DEM e PR o apoio é de 93%. Partido de Bolsonaro, o PSL registrou 92% de congressistas favoráveis à mudança. Já entre os partidos de oposição ao governo Bolsonaro, o PDT aparece com o maior apoia à reforma com 71%, logo atrás está o PSB com 69% e com 37% o PT.

O Instituto FSB ouviu 235 deputados Federais e 27 senadores, em uma amostra controlada e ponderada conforme a distribuição por partido das cadeiras do Congresso Nacional, fator mais relevante no processo decisório de votação. As entrevistas foram realizadas entre os dias 04 e 08 de fevereiro de 2019.


FECHAR