publicidade
07/10/18
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Após virada, Coutinho consegue eleger sucessor na Paraíba

07 / out
Publicado por Blog de Jamildo em Eleições 2018 às 21:08

Por Victor Augusto, do Social1

A corrida pelo governo da Paraíba, ao contrário do que se esperava há cerca de dois meses, teve vencedor já no primeiro turno: João Azevedo (PSB) vai ocupar a cadeira executiva do estado pelos próximo quatro anos, eleito com 58,13% dos votos no momento em que 94,72% haviam sido apuradas. Lucélio Cartaxo (PV) ficou em segundo lugar na disputa pelo Executivo, com 23,38%, quando 94,72% haviam sido apuradas.

Conhecido apenas como “João”, o socialista foi o candidato do atual governador e colega de partido, Ricardo Coutinho (PSB). 

Em abril, foi exonerado do cargo de secretário da Paraíba para se candidatar. Seu nome foi lançado oficialmente pelo PSB no dia 4 de agosto. Segundo o Ibope, começou com 17% das intenções de voto. Em setembro, cresceu 15 pontos percentuais e assumiu a liderança com 32% das intenções.

Ele é formado em engenharia civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Sua vida pública começa em 1988, quando ocupou o cargo de secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de João Pessoa. Além disso, foi secretário de Planejamento da Prefeitura de Bayeux em 2004. Em 2005, ocupou três cargos públicos: foi chefe de gabinete da Sedurb, assessor da Seplan e secretário adjunto da Secretaria de Habitação.

“Trata-se da continuidade de um modelo de gestão que investiu em infraestrutura e em escolas técnicas, além de promover a participação popular na administração através do Orçamento Democrático”, afirmou o José Marciano Monteiro, doutor em ciências sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).


FECHAR