publicidade
13/09/18
Foto: Fernando da Hora / JC Imagem
Foto: Fernando da Hora / JC Imagem

Em agosto, Pernambuco teve o menor número de homicídios desde 2015

13 / set
Publicado por Douglas Fernandes em Notícias às 10:37

O mês de agosto continuou a tendência de redução da violência em Pernambuco e foi o período com menor número de homicídios desde 2015, segundo dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS). A queda já havia sido adiantada pelo Blog de Jamildo em uma entrevista com o chefe da Polícia Civil, Joselito Kehrle. Segundo ele, o Estado iria voltar aos “melhores dias do Pacto pela Vida” no período.

O mês passado encerrou com 287 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), sendo o nono mês com redução de ocorrências desse tipo de crime em relação ao ano passado. Ainda de acordo com dados da SDS, 93 municípios e o distrito de Fernando de Noronha não tiveram nenhum registro de homicídios no período e todas as regiões do Estado apresentaram recuo nos crimes contra a vida.

15 Cidades pernambucanas e mais Fernando de Noronha não tiveram sequer um assassinato. A diminuição foi de 30% no comparativo com agosto de 2017, quando foram registrados 411 CVLIs. E todas as regiões apresentaram declínio no número de CVLIs, no comparativo com o mesmo período do ano passado, segundo a SDS.

LEIA TAMBÉM
» ‘Neste mês, vamos voltar aos melhores dias do Pacto pela Vida’, diz chefe da Polícia Civil de Pernambuco
» Queda da violência em Pernambuco teve ajuda do Judiciário
» Governo anuncia menor número de roubos em três anos. Queda da violência ajuda Paulo Câmara
» Preocupados com violência em Pernambuco, desembargadores querem criar ‘fundo para segurança de magistrados’
» Gestão Paulo Câmara recebe doação de R$ 34 milhões do TJPE para combate à violência

Em agosto deste ano, a Região Metropolitana do Recife (RMR), com exceção da capital, teve uma queda bem tímida, de apenas 14% saindo de 114 para 98 CVLIs. Já o Recife teve um redução um pouco maior, registrando 35 óbitos contra 49 em agosto do ano passado. O maior destaque foi o Agreste, com 48% de redução (caiu de 109 para 57 homicídios), seguido pela Zona da Mata (-33%, passando de 83 para 56) e Sertão (-27%, de 56 para 41).  

“As estatísticas de agosto foram reflexo de fortes investimentos nas forças de segurança, como a contratação de 5,5 mil policiais, compra de 700 motocicletas, 1,3 mil viaturas, implantação de novas unidades das polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros em todo o Estado, além de novas linhas de atuação adotadas pelo Pacto pela Vida, sob coordenação do governador Paulo Câmara”, afirmou o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

Motivações

Conforme levantamento feito pela SDS, dos 287 assassinatos em agosto de 2018, 70,38% foram motivados pelo tráfico de drogas, acerto de contas e outras atividades criminais. Em seguida, vêm os conflitos na comunidade (16,03%), os conflitos afetivos ou familiares (exceto feminicídio), com 4,88%, os latrocínios (2,79%) e, por fim, os feminicídios (2,44%). Houve 7 feminicídios no mês passado, contra 9 em agosto de 2017. No acumulado de 2018, 48 mulheres foram mortas pela condição de mulher, contra 57 no mesmo período do ano anterior (redução de 15,8%). Das 287 vítimas de CVLI no mês anterior, 32% ou 91 delas já tinham passagem pelo sistema de justiça criminal.

Confira os 93 municípios e 1 distrito sem registro de homicídios em agosto de 2018:

Gravatá, Belo Jardim, Pesqueira, Brejo da Madre de Deus, Ribeirão, São Bento do Uma, Santa Maria da Boa Vista, Rio Formoso, Aliança, Trindade, São José da Coroa Grande, Glória do Goitá, Salgueiro, Canhotinho, Água Preta, João Alfredo, Cabrobó, Sertânia, Macaparana, Tupanatinga, Itaíba, Feira Nova, Capoeiras, São João, Lagoa do Carro, Jupi, Venturosa, São Vicente Férrer, Santa Maria do Cambucá, Lagoa dos Gatos, Primavera, Joaquim Nabuco, Afogados da Ingazeira, Exu, Parnamirim, Jataúba, Riacho das Almas, Passira, Corretes, São José do Egito, Bodocó, Jurema, Inajá, Tacaibó, Camocim de São Felix, Cortês, Saloá, Chã Grande, Orocó, Sairé, Jatobá, São Benedito do Sul, Belém de Maria, Jucati, Carnaubeira da Penha, Alagoinha, Santa Cruz, Triunfo, Betânia, Ferreiros, Manari, Tacaratu, Serrita, Machados, Brejão, Cumaru, Buenos Aires, Frei Miguelinho, Lagoa do Ouro, Paranatama, Itapetim, Dormentes, Palmeirina, Terezinha, Vertente do Lério, Carnaíba Santa Terezinha, Tuparetama, Santa Filomena, Moreilândia, Calcado, Iguaraci, Afrânio, Ibirajuba, Camutanga, Cedro, Itacuruba, Terra Nova, Calumbi, Brejinho, Quixabá, Salgadinho e mais o distrito de Fernando de Noronha.

Confira os 15 municípios e 1 distrito sem registro de homicídios em 2018:

Jataúba, Carnaubeira da Penha, Santa Cruz, Serrita, Buenos Aires, Santa Terezinha, Tuparetama, Santa Filomena, Ibirajuba, Cedro, Itacuruba, Calumbi, Brejinho, Quixabá e Salgadinho, além do distrito de Fernando de Noronha.


FECHAR