publicidade
24/06/18
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Veja datas e regras das eleições 2018

24 / jun
Publicado por Blog de Jamildo em Eleições 2018 às 17:33

Faltam cerca de três meses e meio para o primeiro turno das eleições deste ano. Você já sabe quais são os cargos? Quando começa a campanha? Veja as respostas a essas perguntas, com base em informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Cargos em disputa

Nas eleições gerais, os cargos majoritários são: presidência da República, governo estadual e Senado, com a troca de dois terços, o que significa dizer que cada estado vai eleger dois nomes. Além desses, haverá votação para deputados estaduais e federais, que, no caso de Pernambuco, são 49 na Assembleia Legislativa e 25 na Câmara.

Data

» Primeiro turno: 07 de outubro
» Segundo turno: 28 de outubro

Tempo de campanha

O novo período de campanha definido pelo TSE – permitido para pedir votos – começa no dia 16 de agosto e vai até o dia 6 de outubro, ou seja, os candidatos terão 52 dias para conseguir o voto do eleitor no primeiro turno. Já o segundo turno,começa no dia 8 e vai até o dia 27 de outubro.

Horário eleitoral

» Primeiro turno: emissoras de rádio e televisão devem veicular dois blocos diários de 25 minutos
» Segundo turno: as emissoras de rádio e televisão terão que veicular dois blocos diários de 10 minutos.

Participação em debates

Em anos anteriores, emissoras eram obrigadas a convidar candidatos de partidos com mais de 9 deputados. Neste ano, as emissoras são obrigadas a convidar candidatos de partidos com no mínimo 5 parlamentares, incluindo deputados e senadores.

Doações ou financiamento

Pessoas físicas podem fazer doações até o limite de 10% dos seus rendimentos brutos declarados no ano anterior à eleição. Em 2016, empresas ficaram proibidas de doar a candidatos, neste ano portanto, foi criado um fundo público eleitoral de cerca de R$ 1,7 bilhão para bancar as campanhas.

Vaquinha virtual

O candidato que receber doação de vaquinha virtual deve emitir um recibo para o doador relativo a cada doação feita no site de financiamento coletivo, conhecido como “vaquinha”.

 

Jingles

No dia das eleições é proibida a circulação de carros de som com jingles.

Propaganda na internet

Antes proibida, a propaganda paga na internet está liberada este ano. Partidos e candidatos poderão contratar o impulsionamento de conteúdos.  O impulsionamento feito por pessoa física, porém, está proibido.

Propagandas em carros

Só será permitido o uso de adesivos comuns de até 50 cm x 50 cm ou microperfurados no tamanho do para-brisa traseiro. Os famosos “envelopamentos”, que cobrem todo o carro estão proibidos.

Propagandas em vias públicas

Bandeiras são permitidas desde que não atrapalhem o trânsito e os pedestres, outdoors comuns e  eletrônicos estão proibidos.


FECHAR