publicidade
20/06/18
Foto: Ana Volpe/Agência Senado
Foto: Ana Volpe/Agência Senado

Conheça os pré-candidatos de Pernambuco ao Senado

20 / jun
Publicado por Victor Tavares em Eleições às 17:12

A corrida pelas duas vagas no Senado Federal promete ser acirrada nas eleições deste ano. Com seis pré-candidatos ao Governo de Pernambuco, pelo menos catorze pré-candidatos disputam as duas cadeiras para representar Pernambuco no Congresso Nacional nos próximos oito anos, levando inclusive a competições internas nas chapas.

LEIA TAMBÉM
» Conheça os pré-candidatos ao governo de Pernambuco

Confira os pré-candidatos ao Senado:

Mendonça Filho (DEM)

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

José Mendonça Bezerra, 53 anos, filiado ao Democratas (DEM) é um dos pré-candidatos da frente de oposição ‘Pernambuco vai mudar’, que tem o senador Armando Monteiro Neto (PTB) como nome para disputar o governo. Até agora, foi o único anunciado oficialmente por uma coligação no Estado.

Mendonça foi deputado estadual, federal, vice-governador de Jarbas Vasconcelos – também pré-candidato ao Senado mas pela chapa de Paulo Câmara – e ministro da Educação no governo do presidente Michel Temer (MDB). Hoje, ocupa uma das 25 cadeiras de Pernambuco na Câmara dos Deputados.

Em 2006, Mendonça disputou o governo, sendo derrotado por Eduardo Campos e, em 2008, a prefeitura, quando João da Costa (PT) foi eleito.

» Oposição confirma Armando para o governo de Pernambuco e Mendonça para o Senado
» Armando Monteiro cita Daniel Coelho como opção para o Senado

Jarbas Vasconcelos (MDB)

Hélia Scheppa/SEI
Foto: Hélia Scheppa/SEI

Filiado ao MDB, Jarbas Vasconcelos, 75 anos, é um dos pré-candidatos do governador Paulo Câmara (PSB) ao Senado, com a vaga dada como certa para ele.

Jarbas – que já ocupou uma das cadeira no Senado Federal (2007 a 2015) – governou o Estado de 1999 a 2006, foi prefeito do Recife por duas vezes e é deputado federal. Ele foi eleito em 2014 com 227.470 votos, sendo o terceiro mais bem votado.

» Não vou ter dificuldade para pedir votos para Humberto, diz Jarbas

Humberto Costa (PT)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Buscando a reeleição, Humberto Costa, 61 anos, é um dos principais nomes cogitados a ocupar a segunda vaga do Senado na chapa de Paulo Câmara. Mas, para isso, tem que se consolidar a aliança entre PSB e PT.

Humberto já foi Ministro da Saúde no governo Lula, vereador do Recife, deputado estadual e federal. Em 2010 foi eleito senador com 3.059.818 votos, junto a Armando Monteiro Neto (PTB), na chapa encabeçada pelo então governador Eduardo Campos (PSB). Hoje, é líder da oposição a Michel Temer no Senado.

» Foi uma atitude elegante da parte de Jarbas, diz Humberto

 

Sílvio Costa (Avante)

Foto: Artur Marrocos
Foto: Artur Marrocos

Silvio Costa, 61 anos, atualmente exerce seu terceiro mandato como deputado federal. Antes disso, foi vereador do Recife e deputado estadual de 2002 a 2006. Em Brasília, desempenhou a função de vice-líder do governo Dilma Rousseff (PT), sendo um dos principais defensores da petista no período do impeachment.

Ainda com a indefinição do PT entre apoiar o PSB ou manter a pré-candidatura da vereadora do Recife Marília Arraes, Silvio foi anunciado pela parlamentar na terça-feira (19), como candidato de sua possível chapa a uma das vagas ao Senado. A negociação para tê-lo na coligação foi negada pelo presidente estadual do PT, Bruno Ribeiro.

» Sem garantia, Marília anuncia Silvio Costa para o Senado e quer Humberto
» Silvio aponta ‘incoerência’ em Jarbas e Humberto, mas deixa em aberto ir com Mendonça

 

 

Eugênia Lima (PSOL)

Foto: Reprodução internet
Foto: reprodução do Facebook

Eugênia Lima, 34 anos, compõe a chapa majoritária exclusivamente feminina do PSOL. Em 2016 ela disputou o cargo de vereadora em Olinda, sendo a mais bem votada do partido com 2.087 votos, porém não foi eleita por não ter atingido o coeficiente necessário. 

Albanise Pires (PSOL)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Albanise Pires, 51 anos, foi fundadora do PSOL em Pernambuco e também candidata ao Senado em 2014, conquistando 27.319 votos. Chegou ainda a ser candidata a vice-prefeita do Recife em 2012 na chapa de Roberto Numeriano, em uma aliança com o PCB, mas não obtiveram a vitória.

Adriana Coutinho (Rede)

Foto: Reprodução internet
Foto: reprodução do Facebook

Formada em Direito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e conselheira federal e vice-presidente da Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil. Em Pernambuco o partido de Marina Silva tem como pré-candidato a governador o ex-prefeito de Petrolina Julio Lóssio.

Pastor Jairinho (Rede)

Foto: Reprodução internet
Foto: reprodução do Facebook

Cantor Gospel e pastor da Assembleia de Deus, Pastor Jairinho é uma aposta ao Senado da Rede e da presidenciável Marina Silva por ser o único pré-candidato do segmento evangélico até agora confirmado no Estado.

Lídia Brunes (PROS)

Coordenadora estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Lídia Brunes, de 38 anos integra a chamada chapa da via ‘alternativa’ que tem como candidato a governador Maurício Rands (PROS).

Alex Lima Rola (PCO)

Alex Lima Rola é candidato ao Senado pelo PCO, de acordo com a ata publicada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). A reportagem não teve acesso a maiores informações sobre o candidato.

Hélio Cabral (PSTU)

Engenheiro agrônomo, Hélio Cabral tem 57 anos e é professor na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Já foi candidato a vereador e a senador pelo PSTU.


FECHAR