publicidade
30/05/18
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Movimentos lançam grupo para discutir Plano Diretor do Recife

30 / maio
Publicado por Douglas Fernandes em Instant Articles às 14:44

Nesta quarta-feira (30), movimentos sociais de luta pela moradia e coletivos lançaram o grupo Articulação Recife de Luta para participar das discussões da revisão do Plano Diretor da cidade, que está incluído no Plano de Ordenamento Territorial da gestão do prefeito Geraldo Julio. A condução do debate sobre o plano virou alvo de recomendação do Ministério Público do Estado (MPPE).

Segundo documento do MPPE, a administração municipal deveria adotar todas as medidas necessárias para assegurar a “participação popular de forma plena e efetiva, e não apenas formal em todas as reuniões” realizadas pelo grupo de trabalho formado para discutir o plano.

“É importante que fique claro que nós queremos sim revisar o Plano Diretor e a Lei de Parcelamento e Uso e Ocupação do Solo e seus instrumentos. A nossa divergência está em cima do prazo que está sendo proposto”, afirmou Felipe Cury, ex diretor de Habitação do Recife.

O lançamento contou com a presença da deputada estadual Teresa Leitão (PT), os vereadores Rinaldo Junior (PRB) e Marília Arraes (PT). De acordo com lideranças do movimento, o grupo irá defender a função social da propriedade, coibir a especulação imobiliária, garantir o direito à moradia nas áreas centrais e proteger o patrimônio histórico.

“Acreditamos que podemos achar um caminho de diálogo positivo com a prefeitura mas o que parece é que não está existindo a disposição necessária para o estabelecimento desse diálogo. Não vamos aceitar que as coisas aconteçam sem que levem em consideração nossas ponderações sobre o processo”, completou.


FECHAR