publicidade
25/07/17
OPERACAO ASSISTIDA DO VLT
OPERACAO ASSISTIDA DO VLT

No Ceará, VLT sai do papel e vai atender 22 bairros

25 / jul
Publicado por jamildo em Notícias às 16:00

O governo do Ceará divulgou, nesta terça-feira, que colocou em funcionamento o Trecho 2 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que liga as estações Borges de Melo e Parangaba, iniciou sua Operação Assistida. Nesta fase, os usuários já podem utilizar o modal de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 6 horas ao meio dia. A operação vai permitir os ajustes finais do equipamento, incluindo a mensuração do valor do bilhete.

O trecho, de cinco quilômetros de extensão, é o primeiro dos três trechos do VLT a receber a população, ambientando-a ao novo serviço.

“É uma das obras mais importantes de mobilidade da história de Fortaleza. A previsão é de que ela atenda, por dia, 90 mil pessoas, atravessando 22 bairros”, projetou o governador do Ceará, Camilo Santana, durante a viagem inaugural do ramal, com saída da estação Borges de Melo em sentido à plataforma da Parangaba, passando também pelas estações Vila União e Montese.

O chefe do Executivo disse, ainda, que as obras dos outros dois trechos serão intensificadas para entregar o equipamento à população até o fim de 2018.

Cerca de 2.600 imóveis que ladeavam o ramal completo (Parangaba-Mucuripe) já foram desapropriados para a implantação do VLT. O Governo chegou a criar uma lei específica para regulamentar as remoções e já foi investido, de janeiro a junho deste ano, valor da ordem de R$ 20 milhões em indenizações e pagamentos de aluguel social.

O Trecho 2 compreende quatro estações e contempla os bairros Parangaba, Bairro de Fátima, Vila União, Itaoca e Montese. Na Operação Assistida, serão utilizados três trens, sendo um reserva.

Ao chegar na estação da Parangaba do VLT, o passageiro tem acesso, também, à estação Sul do metrô e ao terminal de ônibus urbano, ambos na Parangaba, possibilitando a integração, lembrou o presidente do Metrô de Fortaleza (Metrofor), Eduardo Hotz.

Após concluído, o modal somará 13,4 quilômetros, ligando os bairros Mucuripe e Parangaba, perpassando 22 bairros da Fortaleza — área que acolhe mais de 500 mil moradores da Capital. Serão 12 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetros em trechos elevados. A obra completa tem investimento de cerca de R$ 450 milhões.

Em Pernambuco, salvo alguma atualização, o VLT opera apenas ao Cabo, com 7 Estações – 31 Km. Aproximadamente 10 mil pessoas usam o modal.


FECHAR