publicidade
09/03/17
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Quem estava no poder estudava, mas nada fazia, diz Lula sobre Transposição

09 / mar
Publicado por Amanda Miranda em Notícias às 15:27

Seguindo a estratégia de cobrar a paternidade da Transposição do Rio São Francisco, o ex-presidente Lula (PT) frisou na sua página oficial no Facebook que as obras do projeto começaram durante o seu governo. “Muita gente disse que era impossível fazer a Transposição”, diz a publicação desta quinta-feira (9). “Quem estava no poder estudava, estudava, mas nada fazia. Até que Lula foi lá e fez. Em 2007 as obras começaram.” O post traz ainda fotos do petista nos canteiros.

“Conforme as imagens começam a chegar, mostrando a felicidade do povo sertanejo ao ver seu sonho se tornando realidade, chega também a certeza de que esse é um esforço que está mudando e ainda vai mudar muito o Brasil. São as águas de março do Velho Chico fechando o verão do semiárido nordestino”, diz ainda a publicação na rede social.

LEIA TAMBÉM
» Temer decide ir a Sertânia, onde barragem da Transposição vazou
» Após cobrar paternidade, Lula programa visita às obras da Transposição
» Lula cobra paternidade da Transposição do São Francisco após visitas de Temer e Alckmin

O post de Lula foi um dia antes de Michel Temer (PMDB) fazer a sua terceira visita à Transposição em três meses. O peemedebista vai nesta sexta-feira (10) a Monteiro, na Paraíba, a primeira cidade do estado a receber a água do ‘Velho Chico’. Temer também vai viajar a Sertânia, no Sertão pernambucano, onde um reservatório teve um vazamento há uma semana. A movimentação do petista está acontecendo em resposta à do presidente que assumiu após o impeachment de Dilma Rousseff (PT) e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que têm usado o projeto para se aproximar do Nordeste.

Dentro da mobilização dos aliados, Lula está programando uma viagem a Pernambuco e à Paraíba também para visitar a Transposição. O anúncio foi feito pelo senador Humberto Costa (PT-PE), líder da oposição no Senado, no plenário da Casa. O parlamentar também foi ao interior do Estado para fortalecer a imagem do petista como “pai” da Transposição.

» Com visita de Temer, água da Transposição chega à Paraíba na sexta
» Vazamento em barragem da Transposição em Sertânia é controlado
» Cerca de 60 famílias foram removidas após vazamento na Transposição

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, 96,89% do eixo leste estão concluídos até agora. A construção do canal da transposição começou em 2007, ainda no governo Lula, com previsão inicial de acabar três anos depois. Na última visita da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) à obra do eixo norte – hoje com 94,52% concluídos, mas obras paralisadas e licitação ainda em andamento -, ela adotou tom de despedida e afirmou que ficaria triste se não visse o fim da obra. Em 2014, na campanha à reeleição, ela e Lula estiveram lá com uma equipe de vídeo gravar o que seria o início da “primeira fase” do projeto.


FECHAR