publicidade
13/04/16

Guerra online: Pesquisa mostra desempenho de pré-candidatos do Recife nas redes sociais

13 / abr
Publicado por jamildo em Notícias às 12:39

collage 2

A campanha eleitoral para a Prefeitura do Recife ainda não está nas ruas, mas a movimentação nas redes sociais, como não poderia deixar de ser, começa bem antes. É essa dinâmica que a Paradox Zero acompanha desde 2015.

Com o lançamento do panorama ao público, os eleitores podem acompanhar infográficos, rankings e destaques da participação dos pré-candidatos, com base em números armazenados nos últimos 90 dias.

Para a apresentação dos infográficos de total de seguidores, foram considerados os números mais recentes, com fechamento realizado no dia 1 de abril de 2016. Todas as informações coletadas são de caráter público, podendo ser verificadas livremente por meio das ferramentas disponíveis aos usuários das redes sociais.

Confira a íntegra do levantamento:

Foram analisados e verificados os perfis oficiais de seis possíveis pré-candidatos à Prefeitura do Recife: Daniel Coelho (PSDB), Edilson Silva (PSOL), Geraldo Julio (PSB), João Paulo (PT), Priscila Krause (DEM) e Silvio Costa Filho (PRB).

O pré-candidato Carlos Augusto (PV) não está incluso neste primeiro recorte devido à instabilidade noticiosa em torno de sua pré-candidatura. A partir de maio, porém, os dados estarão disponíveis para acompanhamento.

Todos os rankings e números serão atualizados a cada mês, até o dia da eleição, sempre disponível no link direto –http://paradoxzero.com/recife2016

Relação tempo x número de seguidores

3

Entre as redes sociais analisadas na pesquisa, a mais recente é o Instagram, criada em 2010. Tanto Facebook quanto Twitter são de 2006. De modo geral, os pré-candidatos despertaram para a necessidade de criar seus perfis muito tarde.

Tomando o Instagram como exemplo, nenhum dos perfis analisados surgiu no mesmo ano que a rede. Três das páginas pesquisadas são de julho de 2012 e duas nasceram visando a eleição municipal daquele ano – pleito em que Geraldo Julio (PSB) foi eleito prefeito do Recife e Daniel Coelho (PSDB) ficou em segundo lugar. O terceiro perfil criado em julho de 2012 foi o de Silvio Costa Filho (PRB), que já era deputado estadual, na época.

A pré-candidata Priscila Krause (DEM) também estreou seu perfil no Instagram em 2012, ano em que foi reeleita vereadora do Recife pela terceira vez. No entanto, apesar de ser o perfil mais antigo entre os seis analisados (com postagens desde maio de 2012), a página soma apenas 3.552 seguidores, registrando baixo crescimento mensal (77,2 novos seguidores por mês, em média), o quarto menor índice dentro do universo da pesquisa.

1

No caso do Facebook, Daniel Coelho (PSDB) é quem tem a fanpage mais antiga entre os pré-candidatos, com postagens desde junho de 2011. Ao longo do tempo, a página dele é a que tem mais seguidores (171.906) e a que alcança a maior média de crescimento com 3.015 novos seguidores por mês.

2

Quando avaliam-se os perfis dos pré-candidatos no Twitter, os dois mais antigos são os de Daniel Coelho (PSDB) e Priscila Krause (DEM), ambos criados em junho de 2009. Eles apresentam desenvolvimento bastante distinto ao longo dos anos: o deputado federal tucano alcança 9.189 seguidores e média de 113,8 novos seguidores/mês; em comparação, a deputada estadual democrata soma apenas 5.319 seguidores, gerando média de 65,6 novos seguidores/mês.

Por outro lado, o perfil mais jovem no Twitter é o de Geraldo Julio (PSB). Criado em julho de 2012, para a campanha à Prefeitura do Recife nas eleições daquele ano, atualmente a página é a campeã de seguidores (12,4 mil) e de média de crescimento (281,8 novos seguidores/mês).


FECHAR