Movimento Vem Pra Rua e Estado de Direito convocam para manifestação no próximo domingo
A 24ª da Operação Lava Jato, deflagrada na última sexta-feira (4) e que teve como alvo o ex-presidente Lula, deve reacender os ânimos dos protestos contra o PT.
No próximo domingo (13), o Movimento Vem Pra Rua convoca a população para apoiar o combate à corrupção e em apoio à operação Lava Jato, ao Ministério Público Federal (MPF), à Justiça Federal e ao Juiz Sérgio Moro.
No Recife, cerca de 7 mil pessoas confirmaram presença no evento criado no Facebook. A manifestação na capital pernambucana está marcada para as 10h na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul.
“Considerando que as instituições que melhor estão funcionando no Brasil são o Ministério Público e a Polícia Federal – realizando um trabalho intenso para se chegar à Justiça e à verdade sobre o que aconteceu com o país na última década – e diante de indícios de tentativas claras de golpe a essas instituições, é fundamental que a sociedade saia em sua defesa”, diz nota do Movimento.
Diego Lagedo – Movimento Estado de Direito
Povo pernambucano, há exatamente um ano, viemos às ruas pedir a saída da Presidente Dilma pelos crimes cometidos sob a sua gestão na Petrobras e na Presidência da República com a sua conivência. De lá para cá, fomos às ruas diversas vezes, em grandes manifestações e atos menores, sempre com a esperança de que a justiça finalmente prevalecesse. Porém, não desanimamos diante da procrastinação e da letargia do Congresso Nacional.
Nos últimos meses, a situação da crise se agravou consideravelmente. O pedido de impeachment foi aceito e a chapa que elegeu Dilma e Temer corre o risco de ser anulada no TSE por fraude eleitoral. Além disso, a economia mostra os piores índices em décadas, fazendo com que o nosso desempenho econômico só seja pior do que o da Ucrânia e Venezuela. A presidente e o seu mentor não governam e não tem capacidade para mostrar uma saída para a crise econômica e política que assola o nosso país, pois eles são a causa da própria crise.
O momento decisivo chegou. Em uma única semana, foi preso por corrupção o marqueteiro do PT, João Santana, foram divulgados trechos da delação premiada de Delcídio do Amaral, até pouco tempo líder do PT no Senado, que acusa a presidente Dilma e o ex-presidente Lula de envolvimento direto em diversos crimes, e o ex-presidente, que vivia como um rei intocável em sua própria cleptocracia cercado por uma corte de corruptos, foi alvo de busca e apreensão em suas propriedades e de condução coercitiva para esclarecer as suspeitas que pairam sobre ele na Operação Lava-jato.
Não iremos nos resignar diante da total corrupção que o Partido dos Trabalhadores, nas figuras de Dilma, Lula e das dezenas de presos e acusados envolvidos com eles, impôs ao nosso povo. É chegado o momento de dar um basta de uma vez por todas nessa era de trevas que tomou o nosso país. A manifestação do dia 13 de Março será definitiva. Povo de Pernambuco, às ruas!
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.