
Para defesa de Eduardo da Fonte, notas fiscais comprovam o não envolvimento do deputado na Lava Jato
A defesa do deputado federal Eduardo da Fonte divulgou, nesta terça-feira (28), documentos que foram entregues à justiça e à Polícia Federal.
Segundo os documentos da defesa, depósitos bancários feitos pelo cliente Prime Refeições e Lanches LTDA na conta da empresa da família do deputado Eduardo da Fonte motivaram a Polícia Federal a fazer a busca e a apreensão na concessionária da família, no último dia 14.
Eles alegam que os documentos revelaram um mal-entendido.
Cristiane Couto e Ivo Queiroz, donos da empresa Prime Refeições e Lanches LTDA, proprietária do restaurante Boungustaio, em Boa Viagem, compraram, em 2011, veículos na concessionária ADPL Motors, da família de Eduardo da Fonte, e fizeram – segundo comprovantes encaminhados à PF – dois depósitos, nos valores de 30 mil reais e de 16 mil, 610 reais, como parte do pagamento. O restante foi financiado pela Caixa Econômica Federal.
De acordo com a documentação, o valor depositado pela Prime Refeições para compra dos veículos foi repassado pelo Posto da Torre (justamemte o pivô da Operação Lava Jato).
Segundo a defesa do parlamentar, toda a cópia da documentação de venda dos veículos foi entregue ao delegado da Polícia Federal e à Justiça.
Ivo Queiroz, marido de Cristiane Couto, foi hoje aos jornais confirmar a compra do carro para um amigo que mora em Brasília. Ele teria comprado na ADPL Motors, porque lá havia pronta-entrega. O amigo citado por Queiroz seria o comerciante Carlos Alexandre Souza. Ivo Queiroz se recusou a passar o telefone dele.
A defesa de Eduardo da Fonte também informou que outros pontos que o envolveram na Operação Lava Jato já foram esclarecidos à justiça.
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.