publicidade
21/08/14
Foto: BlogImagem
Foto: BlogImagem

“Só não atrasa quem não faz. E a gente fez grandes obras”, diz Dilma, ao visitar transposição

21 / ago
Publicado por jamildo em Notícias às 18:03

Por Marcela Balbino, repórter do Blog, de Floresta

A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, e o ex-presidente Lula percorreram, nesta quinta-feira (21), o Sertão de Pernambuco para vistoriar as obras da Transposição do Rio São Francisco. Depois de passar por Cabrobó, a dupla seguiu para Floresta com o objetivo de gravar imagens para a propaganda eleitoral nas cidades cortadas pela obra.

Com atraso de mais de duas horas, a presidente fez um rápido pronunciamento em que defendeu a Petrobras. Quanto aos atrasos na entrega do projeto, previsto inicialmente para ser finalizado em 2010, Dilma foi categórica. “Só não atrasa obra quem não faz. Aqueles que nunca fizeram obra no Brasil, que nunca deixaram obras atrasadas, são aqueles que nunca planejaram”, afirmou a candidata.

Ela justificou o atraso atribuindo a complexidade da obra. “Nós quando recebemos do governo não tínhamos projetos. Nós recebemos do governo sem projeto. Acho que uma parte [DO ATRASO]significou a chamada curva de aprendizagem. A segunda parte é a complexidade da obra. [ELA]é maior do que se supõe, principalmente quando você considera que não é pura e simples abertura de canais, mas é estação de bombeamento”, explicou a presidente.

10612616_945578875467675_2405864001426402425_n

Ao lado do ex-presidente Lula, Dilma fez imagens para o guia em um dos canais da transposição.

De Pernambuco, os petistas embarcaram em um helicóptero rumo ao município de Batatinha, em Paulo Afonso, na Bahia. No local, ela vai filmar a entrega de cisternas construídas durante a gestão petista.

A viagem dos petistas estava prevista para o último sábado, mas foi adiada por causa do acidente aéreo que vitimou o ex-governador Eduardo Campos (PSB), em Santos, São Paulo, na última quarta-feira (13).

Seguindo à risca a agenda de campanha, Lula e Dilma almoçaram em Floresta, no canteiro de obras da transposição.

Inicialmente, antes do acidente com Eduardo, os políticos da base aliada do Recife, incluindo o candidato ao governo do Estado Armando Monteiro Neto, estavam se organizando para receber Dilma e Lula num grande ato, que seria no fim de semana, mas com a alteração da agenda o evento ficou sem palanque. Dilma visitou as obras, gravou o guia e conversou durante 25 minutos com a imprensa.

10511081_945578308801065_8071680942235737887_n

ENTENDA A OBRA

A Transposição do Rio São Francisco está dividida em dois eixos de transferência de água – Norte e Leste. Ao todo, são 477 quilômetros de canais. Prevista para ser entregue em 2010, a obra está com quatro anos de atraso. O orçamento total está em R$ 8,2 bilhões. A expectativa atual é de entregar o projeto em dezembro de 2015. Doze milhões de pessoas devem ser beneficiadas no semiárido nordestino com a obra.


FECHAR