publicidade
28/12/12

Interventor do Estado em Araripina diz que saneou contas e fechou rombos

28 / dez
Publicado por jamildo em Notícias às 12:52

O interventor do Estado no município de Araripina, Adalberto Freitas Ferreira ,concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira para apresentar um balanço do período de Intervenção, que começou em 14 de setembro e finda na próxima segunda-feira (31).

Estavam presentes à coletiva parte da equipe nomeada pelo Governador Eduardo Campos (PSB) como Renato Cirne (Controladoria Geral do Estado) e Bruno Cruz (Secretaria de Administração Estadual). O prefeito eleito do município Alexandre Arraes (PSB) também esteve presente.

Adalberto Freitas apresentou o cenário encontrado quando foi designado para assumir o controle do Poder Executivo destacando a instabilidade administrativa como principal ponto para atuação. Entre as irregularidades encontradas estão o comprometimento da receita com a folha de pagamento e o não recolhimento de tributos previdenciários, além do atraso no pagamento de serviços básicos como limpeza urbana e transporte escolar.

Ele também elencou algumas ações realizadas em áreas importantes como educação, saúde, ação social, agricultura e especialmente no que tange à administração da sede municipal. Foram atualizados os sistemas tributários e contábeis, além da modernização do Portal da Transparência que agora torna pública qualquer movimentação financeira e também publica integralmente a folha de pagamento. Estas ações respeitam o que preconiza a Lei de Acesso a Informação.

Com relação à redução da folha de pagamento, Adalberto Freitas destacou que encontrou a Prefeitura com um comprometimento em torno de 65% das receitas e que em três meses executou uma economia na ordem de R$ 1.161.040,00. Ainda em valores o Interventor falou sobre o Fundo de Previdência de Araripina (ARARIPREV), que encontrou com saldo em caixa de apenas 26 mil reais e deixa um saldo de aproximadamente 850 mil reais com todos os pagamentos dos inativos em dias, inclusive o mês de dezembro e o 13º salário.

Adalberto Freitas reforçou que em três meses toda a equipe esteve empenhada em organizar, especialmente, o setor administrativo da Prefeitura de maneira que o próximo prefeito (Alexandre Arraes) dê continuidade a estas e outras ações iniciadas durante Intervenção. Ele também destacou o apoio das Secretarias Estaduais e da equipe da Prefeitura de Araripina.

“Estivemos aqui para cumprir uma determinação do Governador Eduardo Campos que não mediu esforços e enviou diversos representantes de Secretarias Estaduais para nos apoiar. Também não posso deixar de agradecer a equipe que aqui encontrarmos, pois caminharam junto conosco durante este período”, afirmou.
 


FECHAR