publicidade
04/10/06

Eleições 2006: balanços e perspectivas

04 / out
Publicado por jamildo em Notícias às 8:31

Acabei de postar na seção Artigos, na coluna ao lado, um dos artigos semanais do cientista pol?tico Túlio Velho Barreto, colaborador freqüente do Blog.


Abaixo, alguns trechos. Boa leitura.


———————–


Por Túlio Velho Barreto
Cientista pol?tico e pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, é colaborador freqüente do Blog
túlio@fundaj.gov.br


Apurados os votos e proclamados os resultados, é hora de fazer um balanço preliminar das eleições 2006 e traçar as primeiras perspectivas para o segundo turno nacional (apenas o terceiro desde que o sistema foi implantado no Brasil) e no estado (este inédito).


Tendo partido na frente na corrida eleitoral, e contando com a enorme vantagem de disputar a reeleição, o candidato-presidente Lula (PT) nunca deixou de ser o franco favorito, mesmo após mais de um ano de fortes denúncias e escândalos envolvendo seu governo e partido. As pesquisas de intenção de voto sempre apontaram como tendência uma vitória dele, inclusive no primeiro turno. Até porque a principal candidatura de oposição, formada pela dobradinha PSDB-PFL, com Geraldo Alckmin e José Jorge, não decolava nem empolgava. De fato, enquanto Lula era candidato natural à reeleição, Geraldo Alckmin e José Jorge nunca foram os preferidos pelos partidos daquela coligação. Tiveram, então, de superar enormes resistências e desconfianças internas.


Leia aqui o texto completo.


FECHAR