Receitas para começar o Ano Novo com muita sorte!

Malu Silveira
Malu Silveira
Publicado em 31/12/2014 às 10:17
lentilhas-235 FOTO:
Leitura:

Lentilhas Lentilhas, romã, bacalhau e outros ingredientes são sinal de muito sucesso e fortuna no ano que está por vir! Foto: Free Images

Ano Novo, Vida Nova! Tempo de torcer por novas conquistas, traçar metas e fazer tudo o que não fizemos nos dias que já passaram. Para abrir novos caminhos, sempre recorremos a superstições, promessas ou qualquer outro apelo para brindar ao novo ano. E com comida não podia ser diferente!

Sabia que existem diversos ingredientes que prometem trazer muita fortuna e muita saúde? Diz a lenda que comer lentilha, por exemplo, nesta época garante fartura o ano todo!

Vem de Portugal a crença de que utilizar o bacalhau ou atum fresco como prato principal é sinal de conquistas e sucessos nos dias que estão por vir. Nozes, avelãs e tâmaras, segundo a tradição árabe, também garantem fartura.

Romã Guardar sete sementes de Romã na carteira pode trazer sorte! Na comida, a fruta também é uma boa opção

Outro item que não sai da mesa de quem curte uma superstição é o Romã. Por ter 365 sementes, traria energias positivas para cada um dos dias do ano - guardar sete sementes na carteira pode trazer sorte! Quer um Ano Novo repleto de saúde e fortuna? Então invista em receitas com estes ingredientes!

Creme de lentilhas com refresco de Romã e compota de tâmaras

Para o Creme de lentilhas, você vai precisar de:

500g de lentilhas lavadas e de molho por 6 horas

200g de bacon

100g de presunto de Parma

100g de nozes picadas

1 cl. sobremesa de alecrim fresco

1 cl. sopa de manjericão fresco

1 caixa de creme de leite

1,5l de água fervendo

1 cebola roxa picada

6 dentes de alho picados

2 tabletes de caldo de galinha

Pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO

- Numa panela frite o bacon para soltar a banha e refogue o alho e a cebola, junto com as lentilhas e as ervas. Acrescente o caldo de galinha e a água fervendo. Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos.

- Acrescente o presunto de Parma rasgado com as mãos, as nozes e o creme de leite. Mexa tudo muito bem e deixe cozinhar por mais 3 min. Tempere com pimenta do reino e sirva.

Para o Refresco de romã, você vai precisar de:

4 romãs só as sementes com a polpa

1l de água com gás

1 xc. de açúcar

MODO DE PREPARO

- Misture a romã com o açúcar e coloque aos poucos numa peneira. Com uma colher vá pressionando os grãos da romã contra o nylon da peneira para extrair a polpa. Depois misture com a água com gás bem gelada e sirva imediatamente.

Para a Compota de tâmaras, você vai precisar de:

500g de tâmaras sem sementes picadas

200ml de água

1 lata de creme de leite

1 lata de leite condensado

MODO DE PREPARO

-  Misture todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo até ficar bem cremoso. Deixe esfriar e depois leve ao refrigerador para ser servido gelado.

Mais lidas