Aprenda a fazer sorvete em casa!

Malu Silveira
Malu Silveira
Publicado em 23/09/2014 às 12:20
sorvete-235 FOTO:
Leitura:

sorvete Dia 23 de setembro foi instituído como o Dia do Sorvete no Brasil. Que tal aprender a fazer esta delícia? Foto: Free Images

De tão delicioso, tem um dia totalmente dedicado a ele. Sim, gente, o sorvete - esta delícia que é uma verdadeira perdição - possui uma data no Brasil em sua homenagem! O dia comemorativo foi "criado" em 2002, pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS). Quer aproveitar a data para se esbaldar? Então vamos aprender a fazer sorvete em casa!

Primeiro, um pouquinho de história. Sabia que este doce maraaavilhoso existe há mais de 3.000 anos e surgiu com os chineses, que misturavam neve com frutas? Isso mesmo, neve! A técnica foi passada para os árabes e logo depois difundida nos banquetes de Alexandre, o Grande, na Grécia. Mas a primeira produção industrial do sorvete só foi acontecer nos Estados Unidos, em 1851.

sorvete Sozinho ou como acompanhamento, sorvete é irresistível! Foto: Free Images

Desde então, esta guloseima virou queridinha das formiguinhas de plantão. Serve bem sozinho, como acompanhamento de outros doces - como no Petit Gateau, crepes e os deliciosos brownies - e o já conhecido sorvete com caldas e pedaços de frutas variadas.

Há quem goste dos mais tradicionais - morango, chocolate, creme, baunilha e o velho napolitano - e aqueles que adoram um sabor, digamos assim, exótico! Tem sorveteria por aí afora que arrisca sabores de wasabi, gorgonzola, queijo parmesão e, para quem curte drinks: caipirinha!

Agora vamos ao que interessa: a receita! Só uma dica, gente: o emulsificante e os sabores em pó você encontra em casas especializadas, ok?

Você vai precisar de:

1 lata de creme de leite de sua preferência

1 lata de leite condensado de sua preferência

1 copo americano de açúcar (base)

1 cl. sopa de sabor de sua preferência

1 cl. café de emulsificante

MODO DE PREPARO

- Bata os ingredientes no liquidificador, deixando o emulsificante de fora.

- Deixe no freezer por, aproximadamente, seis horas.

- Ao retirar do freezer, deixe a base amolecer um pouco e acrescente o sabor e o emulsificante.

- Bata na batedeira até que a massa cresça.

- Leve novamente ao freezer até que endureça.

Mais lidas