Crepe, a novidade secular

Malu Silveira
Malu Silveira
Publicado em 20/09/2014 às 17:40
crepe-235 FOTO:
Leitura:

Crepes começam a fazer sucesso agora, mas saiba que a receita é muito antiga.  Foto: Chef Wellington Crepes começam a fazer sucesso agora, mas saiba que a receita é muito antiga. Foto: Chef Wellington

Muita gente acha que nós vivemos de modismo. Às vezes sim, outras não. Mas nem tudo que está na moda quer dizer ser novo, sabia? E reinventar é para poucos - principalmente quando o assunto é comida. Aí, fica tudo mais difícil. Todos dizem do modismo das creperias. Novidade? Modismo? Não!

A origem do crepe é antiga. Sabia que eles são consumidos de várias formas há cerca de 9.000 anos? A primeira receita de crepe que se tem notícia foi encontrada na França, por volta de 1390, em um livro chamado “Manger de Paris” (Comida Parisiense). Muitos acreditam que suas “raízes” venham do pão indiano chapati e das panquecas chinesas.

Não se sabe ao certo em que episódio ele surgiu, mas há indícios de que peregrinos franceses compareceram em peso à Roma no século V para a Festa Della Canderola. O papa Gelasio, ao vê-los cansados e famintos, ordenou que a cozinha do palácio pontifício fosse abastecida com o máximo possível de ovos, sacos de farinha e litros de leite. A receita do crepe, dizem, teria nascido ali, totalmente por acaso.

Apesar da origem controversa, seja qual for a versão que tomemos como verdadeira, não há dúvida: a receita é muito antiga. O nome em francês, crepe, deriva do termo crispus, em latim, que significa crespo. Em italiano, são chamadas de crespelle. Originalmente, eram assados em pedra quente, e mais tarde passaram a ser preparados em chapa redonda de ferro sobre o fogo. Assim tem sito até os dias atuais.

O crepe francês é muito versátil, leve e saudável. Já o sabor é sempre definido pelo recheio. Com disposição para encarar todo tipo de companhia, os crepes jamais saem de moda. Doces, salgados, quentes, grandes, em tamanho miniatura, dobrados, enrolados, abertos ou sobrepostos, com os mais variados recheios: picados, desfiados, pastosos, ou cremosos, eles sempre são bem vindos! E, para ficar ainda melhor, por ter baixo teor de gordura, esta iguaria é muito procurada por quem quer uma alimentação saudável.

Que tal uma receitinha de um Crepe regional?

Você vai precisar de:

1 e 1/2 copo de leite

3 ovos inteiros

1 e 1/2 xc. de chá de farinha de trigo

1 cl. de sopa de óleo

1 cl. de café de sal

Noz moscada a gosto

Recheio:

500 g de Carne de sol Desfiada

300 g de Catupiry

Molho:

2 xc. de leite

1 lata de creme de leite

1 cubo de caldo de galinha

1 kg de jerimum cozido e amassado

50g de queijo ralado

MODO DE PREPARO (MASSA)

- Bater no liquidificador e deixar descansar por 15 minutos.

MODO DE PREPARO (MOLHO)

- Misture o leite com o jerimum e com o caldo de galinha leve ao fogo para homogeneizar.

- Junte uma lata de creme de leite com soro e cubra os crepes.

- Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

MODO DE PREPARO

- Fazer os crepes e colocar a cerne misturada com o catupiry e enrole. Untar um refratário com manteiga, coloque os crepes e cubra com o molho.

Mais lidas