Caldinho, unanimidade nas praias pernambucanas

Malu Silveira
Malu Silveira
Publicado em 05/09/2014 às 16:30
caldinho-235 FOTO:
Leitura:

Com "recheios" variados, caldinhos fazem sucesso nas praias do Litoral do Estado.  Foto: Alexandro Auler / Acervo JC Imagem Com "recheios" variados, caldinhos fazem sucesso nas praias do Litoral do Estado. Foto: Alexandro Auler / Acervo JC Imagem

De uma opinião acho que todos nós partilhamos: um dia de praia e sol combina muito bem com uma bebida gelada - desde a tradicional caipirinha e aquela cervejinha aos sucos variados. E, gente, o que combina com praia e bebidas geladas? Acertou quem disse caldinho!

Os mais comuns são de camarão, peixe e feixoada. Mas, não para por aí! Os caldinhos pernambucanos tem algo a mais. É que, além do caldinho em si, você pode escolher acompanhamentos. Pode ser charque frita picada, torresmo, milho verde, azeitona e ovos de codorna. Ufa, né?! Por isso que são tão deliciosos - essa quantidade de “recheios” encanta qualquer um.

Mas vamos parar de “bláblablá” e ir ao que interessa: uma receita de caldinho que promete ser uma perdição... Bom que o fim de semana está chegando e você já prepara o caldinho da viagem!

CALDINHO DE CAMARÃO

Você vai precisar de:

1 kg de camarão fresco

200 g de camarão salgado

1 cebola grande picada

8 dentes de alho picados

4 tomates sem sementes picados

1 pimentão pequeno picado

1 maço de coentro picado

4 pimentas de cheiro picadas

½ xc. de azeite

1 cl. sobremesa de colorau

500 ml de leite de coco

1 litro de água

4 cl. sopa de farinha de trigo

Pimenta do Reino moída e sal a gosto

MODO DE PREPARO

- Limpe os camarões e reserve as cascas e cabeças. Enquanto preparamos o caldinho, mantenha os filés de camarão guardados na geladeira.

- Numa panela aqueça quase todo o azeite, deixe reservado umas 3 colheres. Quando a azeite estiver bem quente frite as cascas e cabeças dos camarões, juntamente com os camarões salgados, o colorau, a cebola e metade do alho. Frite até que as cascas fiquem avermelhadas. Acrescente os tomates, pimentão, pimenta de cheiro, pimenta do reino e o coentro. Tampe e deixe ferver por 5 minutos.

- Desligue o fogo e deixe amornar um pouco.

- Bata tudo no liquidificador, junto com a farinha de trigo e passe numa peneira para eliminar o bagaço. Volte com o caldo para o fogo e quando abrir a fervura acrescente o leite de coco e deixe ferver por mais 3 minutinhos.

Mais lidas