Noticias

Em casa ou na rua, o Dia é das Crianças; veja dicas e opções de lazer no Grande Recife

Julliana de Melo
Julliana de Melo
Publicado em 09/10/2020 às 15:05
Foto: divulgação
Foto: divulgação FOTO: Foto: divulgação

Foto: divulgação

Dia 12 de outubro é das crianças, tá lá no calendário. É também feriado de Nossa Senhora Aparecida, que neste ano de pandemia caiu numa segunda-feira, dando de presente para as famílias um merecido feriadão, cheinho de opções de diversão e lazer no Grande Recife (sem esquecer de seguir as medidas de prevenção à covid-19, heim?). Pra quem ainda está receoso em sair de casa, por causa do novo coronavírus, também é possível usar a criatividade e proporcionar bons momentos e risadas dentro de casa, com toda segurança. Que tal começar as comemorações com um café da manhã diferentão, com direito a tudo que seu filho (a) gosta? E emendar com aquela sessão cinema, embaixo de uma barraca improvisada com lençol na sala de estar! Vários serviços de streaming oferecem uma programação especial para a data. É o momento de colocar o papo em dia e ficar grudinho com a cria. E tenham essa certeza no coração: tudo que a criança quer é ter um dia inteirinho de brincadeiras em companhia de quem ama. <3

Brincadeiras em família

Foto: divulgação

Pra entreter a turminha vale de tudo. Que tal relembrar as brincadeiras de antigamente, e garantir a diversão em família. Dominó, baralho, academia, adedonha, são tantas opções. As crianças adoram saber curiosidades da infância dos adultos. E, na internet, é possível encontrar versões online para ajudar nesse encontro de gerações. Como a ferramenta Stopots, que faz o bom e velho "Nome, Lugar e Objeto" se tornar ainda mais interessante.

Pra quem gosta do universo de Walt Disney World, a plataforma Disney Momentos Mágicos criou um jogo especial, que promete recordar os personagens da fantasia e treinar a memória. O "Jogo da Memória Mágica" traz imagens de diversos cantos do Walt Disney World Resort para imprimir em casa. Basta seguir o passo a passo disponível no site para montar as peças, embaralhar e tentar encontrar os pares.

Em homenagem ao Dia das Crianças, mas também ao Dia Mundial das Aves (5/10) e também das Aves Migratórias (10/10), o Instituto Neoenergia e a SAVE Brasil criaram o Livro de Colorir-Aves Migratórias, que traz, em linguagem infanto-juvenil, informações curiosas e didáticas sobre seis espécies de aves limícolas – aves que se alimentam de invertebrados escondidos na lama – das quais cinco são migratórias. Essas aves aparecem em determinadas épocas do ano, na Bacia Potiguar, no estado do Rio Grande do Norte. Em 15 páginas, a publicação - que contou com a curadoria do biólogo e auxiliar de projeto da SAVE Brasil, João Paulo Damasceno, e desenho de Alvaro Faria - traz seis ilustrações para colorir e informações sobre cada espécie. O download do livro pode ser feito no site do Instituto Neoenergia.

Lives e eventos online

As transmissões online, que se proliferaram durante a quarentena, para alegria dos pais e cuidadores das nossas crianças, não poderiam ficar de fora no Dia D, né? Então, anota pra não perder:

Foto: divulgação

O Mundo Bita - fenômeno infantil com clipes que ultrapassam 7 bilhões de views no Youtube - lançou o projeto - "Mês das Crianças Mágico Mundo Bita" - com uma agenda repleta de novidades e atrações, entre estreia de clipe, episódio de série e Pocket show.

12/10 - Episódio surpresa da nova série "Imagine-se";

23/10 - Regravação do clipe "Festa na Lagoa", em parceria com o Casuarina;

30/10 - Pocket show especial com Chaps Melo, criador do Bita, e banda.

 


Foto: divulgação

Para marcar o Dia das Crianças, o Sesc Pernambuco realizará neste sábado (10), a partir das 16h, um show com a banda Mini Rock, que traz um repertório infantil com sons de guitarra. Além disso, os próprios pequenos vão poder participar da apresentação, que será transmitida no Youtube da instituição. Enquanto a apresentação da banda Mini Rock acontece, as crianças irão aparecer no telão e poderão ser chamadas para interagir durante a transmissão. Para entrar nas Salas de Brincar basta entrar em contato com a unidade mais próxima de casa. Aliás, durante todo o mês de outubro, o Sesc-PE está promovendo uma série de Salas de Brincar, espaços virtuais, com transmissão no aplicativo Zoom, com diferentes jogos e brincadeiras para entreter os pequenos. Quem participar dessas salas vai receber um voucher para aparecer no dia do show do sábado, dia 10.


Foto: divulgação

Neste sábado (10), o Tio Dodinho e o Marcelo Papito estarão fazendo uma live show com banda comemorando o Dia das Crianças e o encerramento do período de lives da quarentena. O show, que será realizado a partir das 15h diretamente do auditório da Livraria Jaqueira do Paço Alfandega, será transmitido no Canal do Tio Dodinho e no Canal Marcelo Papito, no YouTube. Vai ser diversão garantida e muitas surpresas.

 


foto: divulgação

A Estação Plástico Transforma, conteúdo digital promovido pelo Movimento Plástico Transforma, em parceria com o parque KidZania, vai promover uma live que promete ensinar conceitos de sustentabilidade por meio de atividades lúdicas. Com duração de 30 a 40 minutos, a ação contará com transmissões online de atividades educativas feitas a partir da reutilização de resíduos plásticos. Voltada para crianças de 6 a 14 anos, a apresentação será da influenciadora digital Daniela Cabrera, acompanhada de uma das monitoras do parque KidZania. A transmissão de estreia acontecerá dia 15 de outubro, a partir das 16 horas, e poderá ser acessada por meio do YouTube do Movimento Plástico Transforma e por meio do Instagram da KidZania e da influenciadora convidada.


Foto: divulgação

Professores e estudantes de pedagogia e psicologia da Estácio prepararam uma programação especial para a data. E o melhor: tudo online e gratuito! Na Brinquedoteca Online, na quarta-feira (14), tem cantigas de roda, das 17h30 às 18h30. Já na quinta-feira (15), são várias atividades para agradar crianças de todas as idades: show de mágica, gincana e caça ao tesouro. Todas acontecem das 17h30 às 18h30 e pela plataforma Teams. A ideia é estimular as crianças a brincarem. Crianças de dois a 11 anos podem participar. Basta preencher um formulário online.

Filminhos e séries imperdíveis

Nesta semana das crianças, canais da TV aberta e fechada, além das plataformas de streaming, estão com programação prá lá de especial. Confira alguns destaques para fazer o cineminha em casa:

A Netflix tem vários títulos voltados pra criançada. É só ir lá no catálogo e escolher. Mas a experiência de mergulhar nas histórias dos desenhos animados ficou ainda mais interessante. É que o serviço de streaming colocou no ar, desde o dia 4 de outubro, uma plataforma inédita, virtual e gratuita batizada de Estação N, que é voltada para crianças a partir de 2 anos. Larissa Manoela, Manual do Mundo e Grandes Pequeninos apresentam para as crianças experimentos científicos e atividades imersivas no universo de suas séries e filmes favoritos. Simplesmente maravilhoso.


O Nickelodeon abriu o canal para clientes Claro até o dia 31 de outubro. E reservou uma programação intensa na semana da criança, de 12 a 18 de outubro. Na segunda-feira, 12 de outubro, a partir das 13h, a Nick exibe os episódios mais incríveis das séries The Thundermans, Bob Esponja, The Loud House, Dorg Van Dango e Danger Force. Serão 4 horas de muita diversão! O destaque também vai para Patrulha Canina - Ready Race Rescue, que estreia na próxima sexta (16), às 8h.  Neste especial, estão todos ansiosos pela "Baía da Aventura 500", uma corrida eletrizante que acontece na cidade. Mas a Patrulha Canina tem um misterioso caso de carros de corrida desaparecidos para desvendar, precisa salvar Whoosh do dirigível do Prefeito Humdinger e Marshall terá que competir contra Chita no Rali de Estrada ao Redor do Mundo.


Os novos O Cartoon Network vem de Barbie e do Ben 10 para agradar todas as crianças. Em Barbie Princess Adventure, que será exibido nesta sexta-feira (9), às 21h, a boneca descobre o que é ser uma princesa moderna ao trocar de lugar com sua sósia da realeza, Amelia, e ajuda a jovem que tem medo de ser rainha, a encontrar o seu caminho. No sábado (10), às 19h, o herói infantil trava a maior batalha de sua vida, em Ben 10 contra o Universo: O Filme, ao alcançar o espaço profundo para enfrentar o senhor da guerra mais aterrorizante da galáxia.


Miraculous: As Aventuras de Ladybug

No 12 de outubro, o Globoplay aposta na aventura de Marinette, Adrien, Alya e Chloe, e vai exibir os episódios da terceira temporada de "Miraculous: As Aventuras de Ladybug". No mesmo dia, a plataforma também traz novos episódios de Mega Man.


TV Cultura estreou nesta sexta-feira (9) a produção pré-escolar russa, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, no Quintal da Cultura. No enredo, Cookie, Pudding e Candy, três gatinhos cheios de entusiasmo e energia, sugerem as resoluções mais engraçadas para problemas cotidianos.

A reportagem do JC preparou um agendão com espaços localizados na Região Metropolitana do Recife (RMR), para visitar neste feriadão. São diversas opções de passeios disponíveis, que vão desde visitas a museus e espaços de exposição, descanso na praia, com direito a banho de mar e água de coco, até a agitação típica dos parques de diversão, que voltam a abrir as portas. Mas fique atento aos horários e dias de funcionamento de cada espaço. Muitos equipamentos não abrem às segundas-feiras, portanto, funcionarão no sábado e domingo, mas estarão fechados no dia 12 de outubro. E por hipótese alguma deixe de sair de casa sem a máscara de proteção, nem de levar na bolsa álcool em gel 70% e muita empatia pelo próximo.

Mirabilandia

{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'undefined', 'id_tetag_galer':'1', 'id_midia':'IMP:519290', 'cd_midia':7519290, 'ds_midia_link': 'https://jconlineimagem.ne10.uol.com.br/imagem/noticia/2016/01/30/normal/e8eb29a1c4dba389f497e39feed63519.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'Foto: Chico Porto/JC Imagem', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '14', 'cd_midia_w': '', 'cd_midia_h': '', 'align': 'Clear', 'midias': [7519290], 'ds_midma_legen': {'0': '','7519290': 'Em meio a um impasse com o governo do Estado, a direção do estabelecimento afirma que precisa de mais tempo para captar recursos '}}

A reabertura dos parques de diversão localizados no Grande Recife, na Zona da Mata e em parte do Agreste, está liberada a partir da segunda-feira (12), com público reduzido em 50%. A mudança representa a 10ª etapa do Plano de Convivência com a Covid-19. O Mirabilandia, único parque de diversão fixo no nordeste do país, reabre no Dia das Crianças com diversos tipos de atração e protocolo rígido de segurança que inclui uso obrigatório da máscara de proteção, aferição de temperatura na entrada, disponibilização de álcool 70%, barreiras físicas para evitar aglomerações na praça de alimentação e sanitização constante nos equipamentos do parque.

Além disso, o parque dispõem de Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro, do Ministério do Turismo e também o Selo Turismo Seguro da Secretaria de Turismo de Pernambuco e Vigilância Sanitária, o que garante que o espaço cumpre a série de protocolos de segurança e higiene no combate a covid-19.

O passaporte que garante a entrada no parque custa R$ 45 e já está sendo vendido através do portal oficial do Mirabilandia.

Funcionamento:

Sábado (10) - FECHADO

Domingo (11) - FECHADO

Segunda-feira (12) - aberto das 14h às 20h


Veneza Water Park

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2020/10/08/120x80/1_v3e4cw4u__3_-16707855.jpeg', 'id_midia_tipo':'undefined', 'id_tetag_galer':'1', 'id_midia':'5f7faa58c81b6', 'cd_midia':16707855, 'ds_midia_link': 'https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2020/10/08/v3e4cw4u__3_-16707855.jpeg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'DIVULGAÇÃO', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '14', 'cd_midia_w': '1224', 'cd_midia_h': '687', 'align': 'Clear', 'midias': [16707855], 'ds_midma_legen': {'0': '','16707855': 'Veneza Water Park reabre e dá desconto para assinantes do JC.'}}

Compondo a grade de reaberturas de parques, o Veneza Water Park, localizado em Paulista, no Grande Recife, também volta a abrir suas portas para receber o público no dia 12 de outubro. Com público reduzido, uso obrigatório da máscara de proteção enquanto não estiver participando das atrações aquáticas, aferição de temperatura e disponibilização de álcool 70% em pontos estratégicos. Além disso, algumas atrações do parque permanecerão suspensas por tempo indeterminado, por não ser possível implantar o distanciamento entre operadores e usuários.

Os ingressos de acesso ao parque vão de R$ 75 a R$ 150, e é possível realizar a compra através do site. O espaço recomenda que o visitante adquira o passaporte o quanto antes, já que, por conta da redução da capacidade de público, os ingressos podem acabar mais rápido que de costume.

Funcionamento:

Sábado (10) - FECHADO

Sexta (11) - FECHADO

Domingo (12) - aberto das 10h às 17h


Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia Beberibe

Para os que preferem a paz e a tranquilidade da natureza, mas não abrem mão de um pouco de aventura, o grupo Ecoverdejante vai promover uma trilha ambiental de dois quilômetros de duração na segunda-feira (12). O espaço conta com rio, piscina, campinho de futebol e oficina de horta, e a trilha é recomendada tanto para crianças como para adultos.

Dentre as recomendações, o espaço solicita que o público leve água mineral, álcool em gel, repelente, protetor solar, óculos de sol, boné, máscaras de proteção, toalha de banho e roupa adequada para trilhas (calça ou bermudas leves e camiseta de manga comprida), sandália, preferencialmente tênis ou bota para realizar a trilha.

O ingresso custa R$ 70 (um adulto + uma criança), e inclui kit lanche, monitores, taxa ambiental, certificado, pesque e solte, oficina de horta e maneiras de montar uma composteira doméstica. É necessário realizar reserva através do número (81) 9.9843-6494 ou do e-mail [email protected]

Funcionamento:

Segunda-feira (12) - das 7h30 às 12h


Trilha dos Holandeses

Os amantes da aventura tem ainda uma segunda opção de trilha. Desta vez, na Trilha dos Holandeses. A atividade acontece também na segunda-feira (12) e tem como ponto de partida a Igreja de São Paulo (próximo ao Forte Orange), em Itamaracá. O trajeto tem cerca de 5,5 km (ida e volta) pela restinga e manguezal, com paradas previstas para banho de mar. O roteiro inclui as ruínas da casa do Frei Tenório, Vila Velha, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Praia de Forno da Cal.

A utilização de máscara é obrigatória durante a atividade, exceto para fotos individuais com distanciamento do grupo, aferição de temperatura e oxigenação. E o limite é de 30 pessoas por grupo. Para participar é necessário realizar reserva pelo número (81) 9.9702-8784. O ingresso custa R$ 40 e dá direito a uma máscara de proteção.

Funcionamento:

Segunda-feira (12) - das 8h às 13h


Instituto Ricardo Brennand

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2020/03/17/120x80/1_rb050918052-7984549.jpg', 'id_midia_tipo':'undefined', 'id_tetag_galer':'1', 'id_midia':'5e70beebda2b6', 'cd_midia':7984549, 'ds_midia_link': 'https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2020/03/17/rb050918052-7984549.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'BOBBY FABISAK/JC IMAGEM', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '14', 'cd_midia_w': '1224', 'cd_midia_h': '816', 'align': 'Clear', 'midias': [7984549], 'ds_midma_legen': {'0': '','7984549': 'Instituto Ricardo Brennand'}}

Com todos as medidas de proteção para não propagação da covid-19, o Instituto Ricardo Brennand (IRB), na Várzea, Zona Oeste do Recife, reabriu as portas para a entrada do público em 2 de outubro. Para adquirir o ingresso - R$ 32 inteira e R$ 16 meia -, o visitante tem duas opções: compra online, no site do Institutoou bilheteria física, através de cartão de crédito ou débito, nada de dinheiro em espécie.

O uso da máscara de proteção é obrigatório, assim como a checagem da temperatura dos visitantes na entrada. O acesso aos guarda-volumes e a venda de áudio-guia estão suspensos temporariamente.

Funcionamento:

Sexta-feira (09) - aberto das 13h às 17h

Sábado (10) - aberto das 13h às 17h

Domingo (11) – aberto das 13h às 17h

Segunda-feira (12) - FECHADO


Estação Capiba – Museu do Trem

Inaugurada no final de 2014, a Estação Capiba abriga o Museu do Trem, considerado o primeiro do Brasil e o segundo do gênero da América Latina. Com todos os cuidados necessários para prevenção da proliferação da covid-19, o centro cultural também funciona neste fim de semana.

O espaço fica localizado na Rua Floriano Peixoto s/n, em São José, no Recife. A entrada é gratuita.

Funcionamento:

Sexta-feira (09) - aberto das 11h às 17h

Sábado (10) - aberto das 10h às 14h

Domingo (11) – aberto das 10h às 14h

Segunda-feira (12) - FECHADO


Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM)

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2020/10/01/120x80/1__mamam_1_sol_pulquerio_pcr-16679684.jpg', 'id_midia_tipo':'undefined', 'id_tetag_galer':'1', 'id_midia':'5f763342d65c1', 'cd_midia':16679684, 'ds_midia_link': 'https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2020/10/01/_mamam_1_sol_pulquerio_pcr-16679684.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'SOL PULQUÉRIO/PCR', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '14', 'cd_midia_w': '1224', 'cd_midia_h': '689', 'align': 'Clear', 'midias': [16679684], 'ds_midma_legen': {'0': '','16679684': 'MAMAM Espaço gerido pela prefeitura também volta a receber visitantes'}}

Gerido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (e demais equipamentos culturais administrados pela capital) reabriu suas portas e retomou as atividades presenciais na última quinta-feira (1º) após cinco meses de atendimento ao público interrompido pela pandemia.

Considerado centro de referência da produção moderna e contemporânea das artes visuais do nordeste e do Brasil, o Mamam funciona, neste primeiro momento de retomada, com horário reduzido, de quinta a domingo, das 12h as 16h.

Para visitar o museu é necessário utilizar a máscara de proteção. Além disso, como reforço aos protocolos de segurança, o museu firmou uma parceria com a Compesa para instalação de um lavabo no pátio do equipamento, onde os visitantes poderão higienizar as mãos frequentemente.

A entrada no espaço, que fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista, é gratuita.

Funcionamento:

Sexta-feira (09) - aberto das 11h às 17h

Sábado (10) - aberto das 14h às 17h

Domingo (11) – aberto das 14h às 17h

Segunda-feira (12) - FECHADO


Cais do Sertão

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2020/10/01/120x80/1_cais9-16681513.jpg', 'id_midia_tipo':'undefined', 'id_tetag_galer':'1', 'id_midia':'5f7648de5695e', 'cd_midia':16681513, 'ds_midia_link': 'https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2020/10/01/cais9-16681513.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'DIVULGAÇÃO', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '14', 'cd_midia_w': '1224', 'cd_midia_h': '795', 'align': 'Clear', 'midias': [16681513], 'ds_midma_legen': {'0': '','16681513': 'Cais do Sertão retoma as atividades com capacidade reduzida'}}

Após meses fechado, o Cais do Sertão voltou a receber visitantes de maneira gradual nesta quinta (1º). Neste primeiro momento, o centro cultural funcionará às quintas e sextas-feiras, das 10h às 16h; e aos sábados e domingos, das 11h às 17h.

Apenas 40% da capacidade total de público será admitida e as visitas em grupo serão limitadas a um número máximo de 10 pessoas. A gestão do espaço afirma que desde a interrupção das atividades vem sido realizado uma série de capacitações das equipes educativa e administrativa e de reestruturação física para que este momento fosse possível.

A entrada será gratuita nesta primeira semana de reabertura.

Funcionamento:

Sexta-feira (09) - aberto das

Sábado (10) - aberto das

Domingo (11) – aberto das

Segunda-feira (12) - FECHADO


Casa da Cultura

As 150 lojas de artesanato e literatura, que funcionam nas antigas celas do que antes era chamado de Casa de Detenção, também estarão funcionando e recebendo o público em alguns dias deste feriadão. O maior Centro da Cultura e Arte pernambucana abriga artesanatos do litoral ao sertão, e a entrada é gratuita.

Funcionamento:

Sexta-feira (09) - aberto das 10h às 16h

Sábado (10) - aberto das 10h às 16h

Domingo (11) – FECHADO

Segunda-feira (12) - aberto das 10h às 16h


Paço do Frevo

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2020/08/14/120x80/1_arb_12022014_00529_foto_andrea_rego_barros__1_-16517042.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5f370eda721ae', 'cd_midia':16517051, 'ds_midia_link': 'https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2020/08/14/597x330/1_arb_12022014_00529_foto_andrea_rego_barros__1_-16517042.jpg', 'ds_midia': 'O expediente presencial no Paço do Frevo será apenas de quinta a domingo, sendo quinta e sexta, das 10h às 16h e sábado e domingo, 11h às 17h.', 'ds_midia_credi': 'ANDRÉA RÊGO BARROS/PCR', 'ds_midia_titlo': 'O expediente presencial no Paço do Frevo será apenas de quinta a domingo, sendo quinta e sexta, das 10h às 16h e sábado e domingo, 11h às 17h.', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '597', 'cd_midia_h': '329', 'align': 'Left'}

Recheado de história, alegria e resistência da música e dança do povo recifense, o Paço do Frevo, equipamento cultural, retomou as atividades em 10 de setembro e foi o primeiro espaço cultural do Estado a reabrir após meses de portas fechadas.

Dentre as medidas de proteção adotadas pelo local, estão a disposição de totens de álcool em gel, o uso obrigatório de máscaras de proteção para equipes e visitantes, a medição da temperatura na entrada, a venda de ingressos online pelo site do museu com agendamento de horários e placas de sinalização para reforçar o cumprimento das medidas durante toda a visita. A cafeteria teve redução do layout em 50%.

Os valores de ingresso permanecem sendo R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

No dia das crianças (12), o Paço não abre fisicamente, mas promove um grande evento virtual com participação do Mundo Bita. A ação é uma importante estratégia de mobilização, articulação e divulgação cultural que o espaço vem realizando desde março, mas desta vez terá a primeira edição 100% infantil. A programação será transmitida pelas redes sociais do equipamento cultural. (Facebook e Instagram)

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://i.ytimg.com/vi/gf0cr4E8a3U/hqdefault.jpg', 'id_midia_tipo':'4', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'gf0cr4E8a3U', 'cd_midia':611832, 'ds_midia_link': 'https://www.youtube.com/watch?v=gf0cr4E8a3U', 'ds_midia': 'Paço do Frevo: história e Carnaval o ano todo no Bairro do Recife', 'ds_midia_credi': 'TV JC', 'ds_midia_titlo': 'Paço do Frevo: história e Carnaval o ano todo no Bairro do Recife', 'cd_tetag': '10', 'cd_midia_w': '420', 'cd_midia_h': '315', 'align': 'Left'}

Funcionamento:

Sexta-feira (09) - aberto das 10h às 16h

Sábado (10) - aberto das 11h às 17h

Domingo (11) – aberto das 11h às 17h

Segunda-feira (12) - FECHADO


Museu Regional de Olinda

Com estilo colonial, o prédio do Museu Regional de Olinda foi criado em comemoração ao 4° centenário da chegada de Duarte Coelho à Capitania de Pernambuco, sendo inaugurado em 1935.

O Museu é um importante espaço cultural do Estado e possibilidade diversas experiências ao visitante, que pode observar uma casa pernambucana do século passado, com todos os mobiliários, pinturas, louças, pratarias e peças de grande valor histórico para a vida social, religiosa e política da cidade na época.

O ingresso custa R$ 2 e o espaço atende as normas de segurança e prevenção da covid-19.

Funcionamento:

Sexta-feira (09) - aberto das 9h às 17h

Sábado (10) - aberto das 14h às 17h

Domingo (11) – aberto das 14h às 17h

Segunda-feira (12) - FECHADO


Oficina Cerâmica Francisco Brennand

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2020/09/10/120x80/1_oficina_brennand_72-16608209.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5f5aa4709621e', 'cd_midia':16608218, 'ds_midia_link': 'https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2020/09/10/597x330/1_oficina_brennand_72-16608209.jpg', 'ds_midia': 'OFICINA BRENNAND', 'ds_midia_credi': 'DIVULGAÇÃO', 'ds_midia_titlo': 'OFICINA BRENNAND', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '597', 'cd_midia_h': '329', 'align': 'Left'}

A Oficina Brennand também adotou uma série de protocolos de segurança para conter a proliferação do novo coronavírus durante visitas ao espaço, que conta agora com fluxo reduzido de visitantes nas áreas expositivas, aferição de temperatura e uso obrigatório de máscara.

Neste fim de semana, o público poderá apreciar os diversos ambientes do conjunto arquitetônico, desde as belas fontes e espelhos d'água presentes na Praça Burle Marx, que foram recuperadas com o apoio do Grupo Cornélio Brennand, aos quadros de desenhos e pinturas dispostos na galeria.

O valor do ingresso é R$ 15,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia).

Funcionamento:

Sexta-feira (09) - aberto das 10h às 18h

Sábado (10) - aberto das 10h às 18h

Domingo (11) – aberto das 10h às 18h

Segunda-feira (12) - FECHADO


 

Jardim Botânico do Recife

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2020/09/08/120x80/1_jardim_botanico-16598487.jpg', 'id_midia_tipo':'undefined', 'id_tetag_galer':'1', 'id_midia':'5f57f6429ae8e', 'cd_midia':16598487, 'ds_midia_link': 'https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2020/09/08/jardim_botanico-16598487.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'ANDRÉA RÊGO BARROS/PREFEITURA DO RECIFE/DIVULGAÇÃO', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '14', 'cd_midia_w': '1224', 'cd_midia_h': '816', 'align': 'Clear', 'midias': [16598487], 'ds_midma_legen': {'0': '','16598487': 'Jardim Botânico do Recife'}}

Neste sábado (10), o Jardim Botânico do Recife (JBR), tem sua capacidade de visitação ampliada para 300 pessoas. Os protocolos de segurança no local incluem uso obrigatório de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos. O espaço, que é geralmente fechado para manutenção nas segundas-feiras, abrirá, excepcionalmente, neste dia 12.

A realização de ensaios fotográficos e filmagens permanecem suspensas por tempo indeterminado, assim como a visitação ao Jardim Sensorial. No Orquidário, o limite é de 6 pessoas por vez, enquanto a Arena Arbor comporta até 13 visitantes. As caminhadas em grupo devem cumprir os protocolos de até 8 pessoas do mesmo convívio social e, por enquanto, sem guias. Todos os jardins temáticos possuem QR Code com informações das coleções científicas, assim como o aplicativo do Jardim Botânico disponível gratuitamente através do Google Play.

Funcionamento:

Sábado (10) - aberto das 09h às 15h

Domingo (11) - aberto das 09h às 15h

Segunda (12) - aberto das 09h às 15h


Cicloturismo

A empresa La Ursa Tours promove passeios de cicloturismo urbano pela Zona Sul, Centro e Olinda no feriadão. Há diversas opções de trajetos, e o ingresso para participar é de R$ 80, incluindo a disponibilização da Bike PE, ou de R$ 70, caso prefira utilizar bicicleta própria.

É obrigatório o uso da máscara facial, e a empresa disponibilizará álcool líquido e gel. Menores a partir de 12 anos podem participar, desde que acompanhados de responsável legal. Reservas devem ser feitas pelo número (81) 9.9649-8843 ou pelo e-mail [email protected]

Funcionamento:

Sábado (10) - com saídas às 14h

Domingo (11) - com saída às 8h30

Segunda-feira (12) - com saída às 14h


Praias

{'nm_midia_inter_thumb1':'https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2020/09/04/120x80/1_js03092008-16587467.jpg', 'id_midia_tipo':'undefined', 'id_tetag_galer':'1', 'id_midia':'5f52489d37b9e', 'cd_midia':16587467, 'ds_midia_link': 'https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2020/09/04/js03092008-16587467.jpg', 'ds_midia': '', 'ds_midia_credi': 'DAY SANTOS/JC IMAGEM', 'ds_midia_titlo': '', 'cd_tetag': '14', 'cd_midia_w': '1224', 'cd_midia_h': '816', 'align': 'Clear', 'midias': [16587467], 'ds_midma_legen': {'0': '','16587467': 'Fiscalização praias, Boa Viagem.'}}

Respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metros e usando a máscara de proteção quando não estiver na água ou comendo, o pernambucano pode aproveitar muito bem aproveitar o litoral neste fim de semana. O comércio nas praias, mediante bastante cautela e responsabilidade, também está liberado. Que tal uma água de coco a beira-mar?

Em Paulista, no Grande Recife, a prefeitura promove a partir deste domingo (11.10), o Projeto Todos na Orla. A iniciativa acontecerá sempre aos domingos durante o mês de outubro na altura da Praça das Quatro Torres, na Orla do Janga, em Paulista, na Região Metropolitana. A Avenida Beira Mar será interditada nas imediações do Armazém Coral até a Praça Quatro Torres, onde agentes de trânsito estarão no local para orientar os motoristas. No local, a garotada poderá circular livremente de bicicleta, patins e skate, no intervalo das 6h às 16h. A programação também vai contemplar os adultos com aulas de zumba e dança. Além disso, durante toda a programação do Todos na Orla, equipes da Secretaria de Saúde estarão no local orientando às pessoas sobre a prevenção ao coronavírus, distribuindo álcool em gel e verificando a temperatura.

 


SHOPPINGS

Pra quem estava com saudade de bater perna pelo shopping, alguns centros de compra planejaram uma programação especial para o Dia das Crianças. Os cuidados com o protocolo de prevenção foram redobrados para receber o público, que também deve fazer a sua parte com os cuidados de higienização, distanciamento social e uso de máscara. Só tira na hora de fazer o lanchinho, heim?!

Foto: Banda do Tio Bruninho

No Shopping Patteo Olinda, um espaço foi montado no piso L1 para a criançada curtir atrações musicais e lúdicas, com conforto e segurança. As vagas são limitadas. No domingo (11), a grande atração do evento de Dia das Crianças é o Tio Bruninho, sucesso entre a criançada, que se apresenta em versão acústica em duas sessões, às 16h e às 18h. Já na segunda-feira (12), o encontro será com as Princesas, nos mesmos horários. Os ingressos individuais custam R$ 10 por cada sessão e podem ser adquiridos no Clube Tie Dye, montado no piso térreo do shopping.


Foto: divulgação

Já o Camará Shopping, em Camaragibe, quem for fazer o passeio em família pode aderir à campanha de arrecadação de brinquedos durante o mês de outubro. Os itens serão doados a ONG De Braços Abertos, localizada na cidade. As doações podem ser deixadas no espaço “Roupa Boa a Gente Doa”, que fica no piso L1, e no estacionamento. Além disso, os brinquedos podem ser deixados no espaço drive thru. No mall, os pequenos podem usar os carrinhos elétricos, no Espaço no piso L2 em frente a lotérica e participar das Oficinas Tie Dye e de confecção de Slimes. No Espaço dos Livros, eles contam também com vários títulos infantis, que podem ser lidos pelos pequenos. Displays com álcool gel estão disponíveis em todo o shopping, além da higienização frequente dos brinquedos e dos espaços comuns. As filas serão fiscalizadas, respeitando o distanciamento social correto e garantindo a segurança dos clientes.


Como o funcionamento do comércio é facultativo no dia 12 de outubro, consulte os centros de compras no Grande Recife que estarão abertos.

Funcionamento:

Shopping Recife

Segunda-feira (12) - Lojas e alimentação, 12h às 21h.

Shopping Tacaruna

Segunda-feira (12) - Lojas âncoras e megalojas, podem abrir às 10h de forma facultativa; Operações de serviços e alimentação, 12h às 20h, podendo fechar às 21h, de forma facultativa.

RioMar Shopping

Segunda-feira (12) - Lojas e quiosques, das 12h às 21h; Alimentação, Boulevard de Restaurantes e Espaço Gourmet, 12h às 22h.

Patteo Olinda Shopping

Segunda-feira (12) - Lojas, alimentação e serviços, das 12h às 21h.

Shopping Guararapes

Segunda-feira (12) - Lojas, quiosques e alimentação, das 12h às 21h; Ri Happy, 10h às 22h; Hope, fechado.

Plaza Shopping

Segunda-feira (12) - Lojas e alimentação, das 12h às 21h.

Shopping Boa Vista

Segunda-feira (12) - Lojas e alimentação, das 11h às 19h

Shopping Camará

Segunda-feira (12) - Lojas satélites, quiosques e âncoras, das 13h às 21h; Alimentação, 12h às 22h; Cartório, Lotérica e Caixa Econômica, fechados.

Paulista North Way Shopping

Segunda-feira (12) - Lojas e alimentação, das 9h às 21h;

Shopping Costa Dourada

Segunda-feira (12) - Lojas e operações, das 12h às 20h; Le Biscuit e Americanas, 9h às 20h; Arco-Vita, 8h às 20h; Real Circo, a partir das 20h