10
set

Veja como crianças podem aproveitar abertura do Jardim Botânico do Recife

10 / set
Publicado por Julliana de Melo às 8:35

Foto: Andrea Rego Barros

O Jardim Botânico do Recife (JBR) reabre as portas para o público nesta sexta-feira (11). O equipamento ambiental, ligado à Prefeitura do Recife, preparou um protocolo seguindo todas as normas de higienização e recomendações das autoridades sanitárias para manter a proteção dos visitantes e dos servidores e evitar a proliferação do novo coronavírus. O funcionamento será de terça a sexta, das 09h às 15h, e o público será limitado. Para a criançada, pode ser uma alternativa.

Protocolos

Como segurança, a principal medida será controlar o fluxo de entrada com o limite de 150 pessoas no espaço. Ao atingir este limite máximo, os novos visitantes precisarão aguardar a saída de um grupo para ter acesso ao JBR. O controle será feito na recepção, mediante aferição de temperatura com termômetros a laser no ato de entrada.

O uso de máscara cobrindo boca e nariz será obrigatório durante toda a visita, assim como o distanciamento mínimo recomendado de 1,5 metro. As caminhadas ambientais só poderão acontecer para grupos de até 8 pessoas do mesmo convívio e, nesta fase, permanecerá suspensa a realização de agendamento para ensaios fotográficos e filmagens. Para circular no equipamento ambiental que abriga fragmentos remanescentes de Mata Atlântica é recomendável usar calças compridas, sapatos fechados e levar a própria garrafa de água.

No percurso de visitação, estarão disponíveis totens com álcool em gel para higienização frequente de quem estiver circulando. Locais com algum grau de confinamento, como o orquidário, terá limite de visitação permitido a seis pessoas por vez, enquanto o Jardim Sensorial, que permite às pessoas tocarem em plantas, texturas, formas e sentir aromas, estará fechado.

Já o espaço de convivência recebeu sinalização com as normas de distanciamento social entre os bancos. As atividades de educação ambiental estão temporariamente suspensas com o intuito de evitar aglomeração e manuseio em objetos, assim como as visitas guiadas devido a impossibilidade de respeitar o distanciamento necessário.


Veja também