Noticias

Doutores da Alegria contam histórias em hospitais em edição virtual nesta sexta-feira (21)

Julliana de Melo
Julliana de Melo
Publicado em 19/08/2020 às 8:13
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação FOTO: Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ao longo de 28 anos de atuação nos hospitais públicos, sendo 17 deles no Recife, os artistas que trabalham no Doutores da Alegria acumularam muitas histórias. Relatos de encontros que aconteceram nas unidades pediátricas de hospitais públicos, com crianças, seus acompanhantes e profissionais de saúde.

Com a pandemia de Covid-19 e o aumento do uso dos recursos tecnológicos, para levar o trabalho dos palhaços aos diversos públicos, pela primeira vez, os artistas de São Paulo e do Recife estarão juntos nessa ação. O Conta Causos será nesta sexta-feira (21), às 19h, pelo YouTube e Facebook.

“Vivenciamos realidades diferentes no Recife e em São Paulo, mas também em cada hospital onde atuamos, presencialmente, duas vezes por semana. A essência do trabalho, no entanto, é a mesma: a disponibilidade do palhaço para brincar com a criança, a partir desse encontro no ambiente muitas vezes inóspito do hospital”, comenta Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife do Doutores da Alegria.

A situação de pandemia e o afastamento presencial dos hospitais propiciaram um resgate das histórias mais marcantes. “Apesar de termos dado continuidade ao trabalho pela internet, dessa reinvenção necessária, estamos passando por um momento de saudade dos encontros. Muitos deles serão resgatados agora”, complementa Lopes.

Partipação

Nesta edição virtual do Conta Causos, seis artistas vão participar, sendo dois deles do Recife: Marcelo Oliveira (Dr. Marmelo), que está no elenco desde 2010; e Olga Ferrario (Dra. Muskyta), que entrou na associação na última seleção de artistas, em 2018.

Uma das histórias que serão contadas aconteceu no período de treinamento da Dra. Muskyta. A artista vai contar como foi o encontro com ‘Pá’, uma criança que tinha olhos de desconfiança para os palhaços, mas que foi conquistada aos pouquinhos, a cada encontro, até conseguir levar Dra. Muskyta para um passeio muito especial.

“Neste momento de luto no país, por conta das vítimas da Covid-19, o Conta Causos é um respiro, com histórias que muitas vezes fazem chorar, emocionam, mas também carregam esperança e humor, fundamental para que a gente consiga seguir em frente”, finaliza Arilson Lopes. O Conta Causos é apresentado e tem realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura.