Noticias

“Coronavírus Aqui Não”: jogo de tabuleiro com download gratuito ajuda crianças a entender a pandemia

Julliana de Melo
Julliana de Melo
Publicado em 14/05/2020 às 10:54
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução FOTO: Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Por Manuela Figuerêdo

Durante o isolamento social provocado pelo coronavírus, muitos pais têm tido dificuldades de explicar às crianças, de forma clara, sobre o que é a pandemia da covid-19 e, ainda, como se proteger dela. Para ilustrar melhor esse cenário, a produção de "As Aventuras de Lelé" - idealizada por profissionais da saúde infantil e que tem feito sucesso na internet - desenvolveu um jogo de tabuleiro gratuito que facilita essa conscientização:  “Coronavírus Aqui Não”.

O jogo, que tem como plano de fundo a toca onde vive a família de coelhinhos de Lelé, é bastante simples. Disponibilizado em PDF neste link, ele pode ser impresso e os personagens da história são usados para representar cada jogador. Para avançar na brincadeira, é preciso cumprir atitudes positivas, como respeitar as regras de isolamento, se alimentar bem e lavar as mãos frequentemente.

 

Foto: Reprodução

“Usar o recurso do lúdico é sempre uma ótima alternativa na hora de conscientizar as crianças sobre algo. Em um momento que tudo está diferente na rotina delas, mostrar como e porquê é importante se proteger de forma leve e divertida é vital para que a quarentena seja o mais saudável possível. É uma maneira de aprender brincando.”, explica o pediatra e sócio do projeto, Dr Fábio Bozelli.

“As Aventuras de Lelé”

Criado por diversos profissionais da saúde, da área de desenvolvimento infantil e comunicação, a animação tem por objetivo ajudar pais, mães, filhos e educadores a terem uma vida mais informada, saudável, feliz e menos ansiosa através de conteúdos embasados por médicos pediatras. Com linguagem para crianças de 1 a 5 anos, o desenho possui mais de 2 milhões de views no Youtube, com episódios de 1 a 4 minutos de duração em média, além de dois livros publicados.