Noticias

Durante isolamento, festa da criançada é em casa, mas com tudo que tem direito

Mariana Dantas
Mariana Dantas
Publicado em 08/05/2020 às 16:09
alice2 FOTO:

Os convidados de Joaquim entraram no clima da festa e produziram, em suas casas, máscaras dos Power Ragens

O dia do aniversário é a data mais esperada pela maioria das crianças. Assim que vira o ano, muitos pequenos já começam a imaginar como será a festa, mesmo que ainda faltem meses para acontecer. Com o isolamento social provocado pelo novo coronavírus, para não frustrar as expectativas dos filhos que fazem aniversário neste período, muitas famílias mudaram os planos da festa, mas não deixaram de promovê-la. Realizadas em casa, com direito a bolo, brigadeiro e decoração especial, as festas remetem aos aniversários de antigamente (agradando também aos pais nostálgicos). Mas a tecnologia também se faz presente, garantido a participação dos amigos e familiares.

E, como tudo que envolve empenho e amor dá certo, o sorriso e a alegria dos pequenos têm sido a melhor recompensa dos pais. "Tenho certeza que vai ficar na memória do meu filho, como uma festa diferente e divertida”, afirma a dentista Manoela Figueira, mãe do pequeno Joaquim, que comemorou seu aniversário de 5 anos no último dia 2 de maio. Ao lado da mãe, do pai, da irmã de 2 anos e da avó, Joaquim participou dos preparativos da festa, que teve como tema os Power Rangers. Para envolver os familiares e amiguinhos, Manoela pediu que fizessem, em casa e com o material disponível, máscaras dos personagens, na cor de sua preferência. A transmissão do aniversário ocorreu pelo Instagram, no perfil do pai de Joaquim. Após o tradicional “Parabéns para Você”, Joaquim interagiu com os “convidados”, um por vez, todos mascarados, garantindo muitas risadas.

Alice, de 3 anos, ao lado da mesa que ajudou a decorar

Familiares de Alice acompanharam a festinha por meio de videoconferência

O dia do aniversário da pequena Alice, que completou 3 anos no último dia 25 de abril, também foi recheado de amor e surpresas. Ela escolheu como tema a Magali, da Turma da Mônica. “Alice me ajudou a decorar a mesa. Também encomendei um bolo e docinhos. Foi um dia muito feliz’, conta a mãe de menina, a analista de pessoal Taís Brainer. Durante o dia, Alice recebeu vídeos dos amiguinhos da escola e interagiu com os familiares paternos e maternos. “Marquei os dois encontros onlines e todos quiseram cantar para ela. Não faltou ‘Parabéns para você’ neste ano”, brinca a mãe.

Decoração, recreação e presentes, tudo em casa - Para os pais que com pouca a habilidade com papelaria ou preferem apenas organizar a decoração na mesa, a festeira e arquiteta Erika Menezes tem dado uma ajudinha nesta quarentena com a sua “Festa na Caixa”. Como opção de praticidade para as  famílias, Erika passou a oferecer desde 2016, como diz o nome, toda a decoração da festa dentro de uma caixa, com o tema escolhido pelo cliente. “Com o início da quarentena, os pedidos aumentaram bastante, e por isso resolvi criar caixas de tamanhos diferentes para aumentar as opções dos clientes, além de redobrar o cuidado com o manuseio e higienização das caixas”, conta Erika. Os pedidos são feitos pelo perfil do Instagram. “Muito pedidos são criativos e interessantes. Uma das mães me pediu para fazer 10 caixinhas para entregar na casa dos amiguinhos do filho dela, com o bilhete ‘Obrigado pela sua ausência. Fique em casa!’”, conta Erika.

Foto: cortesia/@sigafestanacaixa

Os profissionais que trabalham com festas e eventos estão entre os mais afetados economicamente pela pandemia, e foi com a necessidade de se reinventar e também de continuar trabalhando com o que gosta que o empresário e recreador Paulino Lamenha, da Lazer Recreações, passou a oferecer serviço de recreação online, por meio de videoconferência. “É uma forma de proporcionar um momento de descontração e relaxamento para as famílias e crianças neste momento, e também para os nossos recreadores, que sentem falta dessa alegria, além da questão financeira. O valor é 50% menor do que costumamos cobrar nos eventos presenciais, mas já é um auxílio importante neste momento”, explica Paulino, que optou em fazer as recreações em espaço privado do Zoom e treinou a equipe para trabalhar na plataforma. “É possível a participação de até 20 pessoas no evento, com a mediação de dois recreadores. Eles comandam várias brincadeiras com as crianças, como gincanas entre equipes, desafios virtuais e até oficinas. Também incentivamos a interação do aniversariante com os amigos”, explica Paulino.

Presentes - E se no meio dos preparativos, o presente ficou para última hora, algumas lojas no Recife passaram a oferecer venda online com entrega rápida, como as lojas do Shopping RioMar. Brinquedos, jogos de Play Station, Funko Pop de La Casa de Papel, de Captain Marvel, pelúcias, almofadas, livros de histórias e papelaria para desenhar estão entre as várias opções oferecidas pelas lojas. Os produtos podem ser escolhidos e comprados no site do shopping vivariomarrecife.com.br

Festa Fora da Caixa - @sigafestanacaixa

Lazer Recreações - @lazer.recreacoes

Shopping Rio Mar - vivariomarrecife.com.br

LEIA MAIS:

Estimule o hábito da leitura nas crianças durante a quarentena

Sugestões de brincadeiras para fazer com os bebês durante a quarentena do coronavírus

Prefeitura do Recife disponibiliza playbook gratuito para divertir a criançada na quarentena

Dicas de diversão para crianças que vão ficar em casa em quarentena

Em tempos de quarentena, crianças podem soltar a criatividade em curso de desenho gratuito