Noticias

Escritores e contadores de histórias participam de lives no Facebook. Veja a programação

Mariana Dantas
Mariana Dantas
Publicado em 09/04/2020 às 18:39
Cristiano Gouveia FOTO:

Cristiano Gouveia se apresenta nesta sexta-feira (10), com 'Um Canto que Conta'.Foto: Divulgação

Escritores, contadores de histórias, mediadores de leitura se uniram para levar boas histórias para a garotada durante a quarentena, por meio de transmissão online no Facebook. Intitulada "Toda História é uma carta de amor", a iniciativa é promovida pela Fundação Bunge, que transmitirá as lives em seu perfil. Aspróximas lives acontecem nesta sexta-feira (10) e nos dias 14, 18, 20 e 24 de abril, sempre às 11h, com artistas diferentes

Confira a programação das ‘lives’:

10/04 - : músico, compositor, escritor e contador de histórias. Desenvolve pesquisa dedicada à música inserida na linguagem narrativa. Desde 2007 pesquisa e compõe histórias cantadas. Em 2019 fez mais de 80 apresentações de contação de histórias pelo país, entre SESCs, prefeituras, escolas e feiras literárias.

14/04 - Daniel Munduruku: escritor e professor brasileiro, pertence à etnia indígena mundurucu. É graduado em filosofia, história e psicologia, além de ser Diretor-Presidente do Instituto Uk´a - Casa dos Saberes Ancestrais. Daniel também é autor de 52 obras, sendo a maioria classificada como literatura infantojuvenil. Extremamente engajado no movimento indígena brasileiro, foi contemplado, em 2018, com o Prêmio Fundação Bunge, na categoria Vida e Obra, na área de Literatura Infantojuvenil.

LEIA MAIS:

Coronavírus: contadoras de histórias fazem lives diárias para animar quarentena da criançada

Dicas de diversão para crianças que vão ficar em casa em quarentena

Em tempos de quarentena, crianças podem soltar a criatividade em curso de desenho gratuito

Prefeitura do Recife disponibiliza playbook gratuito para divertir a criançada na quarentena

18/04 - Conto em Cantos: A Cia Conto em Cantos, fundada em 2005, pelas atrizes e contadoras de histórias Juliana Offenbecker e Priscila Harder, mescla música, ritmos, canções, recursos sonoros e objetos que sugerem imagens e estimulam a imaginação das crianças. Ao longo de 12 anos, a companhia realiza espetáculos teatrais, narração de histórias e oficinas. As mais de 4000 atividades ocorreram em teatros, escolas, bibliotecas, centros culturais, rede SESC, Ongs, livrarias, feiras de livros e parques no Brasil e em outros países da América Latina.

20/04 - Rafael de Barros: Mestrando em Artes Cênicas pela USP/ECA, é fundador do grupo circense Exército Contra Nada. Fez residência artística na Escola de Palhaços de Barcelona - Cal Clown (ESP) e graduou-se em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (PR). Hoje, participa do Grupo de Pesquisa CEPECA - Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator da Escola de Comunicação e Artes da USP. Integrante do grupo Palhaços Sem Fronteiras Brasil, que atua em locais de alta vulnerabilidade social, desde a sua fundação em 2016, já realizou diversos projetos no Brasil e uma jornada de apresentações no México para imigrantes e afetados pelo terremoto de 2017.

24/04 - Kiara Terra: escritora, contadora de histórias e criadora do método "A História Aberta". Formada em Teatro no Célia Helena Teatro-escola e Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP, Kiara viaja há 15 anos formando educadores, participando de congressos de educação e aulas interativas. Atualmente mora em Portugal e é doutoranda em Sociologia da infância na universidade do Minho - Braga - Infância Cultura e Sociedade.