Noticias

Redescobrir o Recife no museu é uma das atrações do fim da semana em que a cidade completa 483 anos

Betânia Santana
Betânia Santana
Publicado em 12/03/2020 às 18:13
Foto: Yaci/JC Imagem Ribeiro
Foto: Yaci/JC Imagem Ribeiro FOTO: Foto: Yaci/JC Imagem Ribeiro

Quem não comeu do bolo na festa dos 483 anos do Recife não precisa se preocupar. Tem festa até domingo e ainda muito o que fazer na cidade.  O fim de semana também é uma oportunidade para saber mais sobre a história da capital pernambucana que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acolhe pouco mais de 1,5 milhão de habitantes. Ainda para marcar o aniversário, o Museu da Cidade do Recife está de portas abertas e com uma programação especial até abril. Além disso, o Palhaço Chocolate volta ao Teatro Boa Vista com os Três Porquinhos. Na telona, estreia vale para os que têm a partir de 12 anos: Aprendiz de espiã. Mas há filmes em cartaz para todas as idades. Vale conferir no roteiro e aproveitar a programação.


Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

A festa dos 483 anos do Recife não se resume ao corte de bolo e ao Parabéns pra você que aconteceu na manhã da quinta-feira, 12 de março, no bairro da Várzea, Zona Oeste da cidade. Os festejos se estendem até o domingo, dia 15. Então, vale muito explorar as atrações oferecidas pela capital. Serão atividades de lazer, culturais e entrega de equipamento de saúde, prestação de serviço à população.

 

Foto: Filipe Jordão/JC Imagem

O domingo será de Ciclofaixa de Turismo e Lazer. Os 36,5 km exclusivos para bicicleta estarão disponíveis, das 7h às 16h. A partir das 8h30 haverá um passeio ciclístico, promovido pela TV Jornal, saindo da Avenida Alfredo Lisboa em celebração aos aniversários de Recife e Olinda. Inscrições e mais informações pelo site: minhasinscricoes.com.br/evento/PasseioCiclistico.

Outra opção é utilizar os roteiros que estarão disponíveis via QR Code na estação do BIKE PE da Avenida Rio Branco. De lá, os ciclistas podem optar pelo Circuito da Poesia, Recife dos Grafites e da Arte de Rua ou ainda o Roteiro Contemplativo do Bairro do Recife e Boa Vista.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (13)

Back to the Mangue

Local: Pátio de São Pedro

19h - Renato L

20h - Fred 04

21h - Maciel Salu e Banda, com participação especial de Isaar, Fábio Trummer (Banda Eddie) e Cannibal (Devotos)

23h - Combo X, com participação especial de Maia (Lamento Negro) e Pácua (Via Sat)

Sábado (14)

9h - Olha! Recife no Rio

Roteiro: Recife e suas pontes

Saída: Catamaran Tours

Inscrições: www.olharecife.com.br, a partir desta sexta-feira (13)

Domingo (15)

8h30 - Passeio Ciclístico Encontro Das Cores

Local: Avenida Alfredo Lisboa - Ciclofaixa de turismo e lazer

Inscrições: https://minhasinscricoes.com.br/evento/PasseioCiclistico

14h - Olha! Recife a pé

Roteiro: Boi Voador

Saída: Praça do Arsenal

Inscrições: www.olharecife.com.br, a partir desta sexta-feira (13)

Obs.: A apresentação do espetáculo O Boi Voador, que estava prevista para a noite do domingo (15), no Marco Zero, Bairro do Recife, foi cancelada pela prefeitura, depois de o Estado divulgar os dois casos confirmados de coronavírus. A medida é preventiva ideia é evitar aglomerações.

 


Foto: Yaci/JC Imagem Ribeiro

ATÉ 3 DE ABRIL - "RECIFE NOSSA HISTÓRIA", NO MUSEU DA CIDADE

E se a semana é para celebrar a nova idade da capital pernambucana, visitar o Museu da Cidade é uma opção para descobrir mais sobre a chegada dos holandeses ao Estado. Na visita teatralizada chamada "Recife: Nossa História", o ator Paulo André interpreta um arqueólogo e induz as crianças a encontrarem um tesouro secreto, que é a chave da cidade. Depois, o grupo aprende um pouco mais sobre o crescimento de Olinda e Recife e sobre figuras como o holandês Maurício de Nassau e o fotógrafo Frans Post. A criançada também pode observar mapas da região, peças arqueológicas encontradas durante a instalação do Forte das Cinco Pontas e um vídeo atual do Recife.

Foto: Yaci Ribeiro/JC Imagem

Este é o segundo ano do projeto, que foi criado pela equipe do museu. A atividade segue até o dia 3 de abril. Neste período, haverá duas apresentações em cada turno, entre a terça e sexta-feira. Pela manhã, às 9h15 e às 10h30 e pela tarde, às 14h e 15h30. Escolas públicas e privadas podem agendar visitas de crianças de qualquer idade. Para isso, basta solicitar pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (81) 3134.3761.


TODOS OS SÁBADOS DE MARÇO - PÁSCOA MÁGICA NO TACARUNA

O clima da Páscoa já chegou ao Shopping Tacaruna, em Olinda. Durante os sábados de março, os pequenos poderão curtir as atrações que serão oferecidas no rooftop do shopping. O evento "Páscoa Mágica", que começa neste sábado (7), traz como atração principal o show do mágico Rodrigo Lima, das 17h às 18h. Com um espetáculo lúdico, mágico promete encantar o público com truques, além de apresentar uma história sobre a Páscoa, através dos personagens dinossauro Dino e a guaxinim Roxelly.

A programação oferece também um estande para pintura de rosto, das 16h às 18h. A ideia é brincar com a criatividade e imaginação dos pequenos. As crianças interessadas deverão retirar uma senha e seguir para uma fila. O evento também contará com a participação de um coelho, que estará circulando pelo rooftop e interagindo com o público presente, antes e depois do espetáculo do mágico Rodrigo Lima, das 16h às 17h e das 18h às 18h30.


DOM (15) - OS TRÊS PORQUINHOS

"Os Três Superporquinhos", adaptação que encanta crianças e adultos, será encenada neste domingo (15) no Teatro Boa Vista, com apresentação do Palhaço Chocolate, às 10h. O espetáculo, em tom de comédia, conta com a participação do público em algumas cenas. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, por R$ 50 (inteira) e R$ 25. O teatro fica na rua Dom Bosco, 551, Boa Vista, Recife. Ao lado do Colégio Salesiano.


Foto: DivulgaçãoAPRENDIZ DE ESPIÃ (ESTREIA)

Gênero: Comédia e aventura

Classificação: 12 anos

Um agente da CIA (Dave Bautista) de coração endurecido é enviado em uma missão secreta para vigiar uma família. Porém, o que ele não esperava era passar por poucas e boas à mercê de Sophie (Chloe Coleman), a filha precoce de nove anos de idade da família. Em cartaz nos Shoppings Guararapes, RioMar,  Plaza Casa Forte, Recife, Tacaruna


DOIS IRMÃOS - UMA JORNADA FANTÁSTICA

Gênero: Animação – Live-Action

Classificação: Livre

Distribuído pela Walt Disney e ambientado em um subúrbio de um mundo de fantasia, o filme da Disney-Pixar, apresenta dois irmãos elfos adolescentes que embarcam em uma missão extraordinária para descobrir se ainda há um pouco de mágica no universo. Em cartaz nos Shoppings Guararapes, RioMar, Paulista North Way, Patteo Olinda, Plaza Casa Forte, Recife, Tacaruna, Rosa e Silva, Camará


DOLITTLE

Gênero: Comédia

Classificação: Livre

Depois de perder a esposa, sete anos antes, o excêntrico Dr. John Dolittle, famoso médico e veterinário na Inglaterra da Rainha Victoria, se isola em sua mansão, com a companhia apenas de sua coleção de animais exóticos. Mas quando a jovem rainha fica gravemente doente, Dolittle é forçado a partir em uma aventura épica para uma ilha mítica em busca de uma cura, recuperando suas habilidades e sua coragem enquanto cruza velhos oponentes e descobre criaturas maravilhosas. Em cartaz nos Shoppings Guararapes, RioMar, Paulista North Way, Patteo Olinda, Plaza Casa Forte, Recife, Tacaruna, Rosa e Silva, Camará


SONIC - O FILME

Gênero: Animação – Live-Action

Classificação: Livre

Sonic, o porco-espinho azul mais famoso do mundo, se junta com os seus amigos para derrotar o terrível Doutor Eggman, um cientista louco que planeja dominar o mundo, e o Doutor Robotnik, responsável por aprisionar animais inocentes em robôs. Em cartaz nos Shoppings Guararapes, RioMar, Paulista North Way, Patteo Olinda, Plaza Casa Forte, Boa Vista, Recife, Tacaruna, Camará


JUMANJI: PRÓXIMA FASE 

Gênero: Aventura

Classificação: 12 anos

A turma está de volta, mas o jogo mudou. Enquanto retornam à Jumanji para resgatar um de seus amigos, eles descobrem que nada é como eles esperavam que seria. Os jogadores devem desbravar áreas desconhecidas e inexploradas, desde o árido deserto até as montanhas nevadas, para escapar do jogo mais perigoso do mundo. Em cartaz no Multiplex Boa Vista.