21
fev

Veja programação infantil do Carnaval de Olinda 2020

21 / fev
Publicado por Julliana de Melo às 9:57


Foto: Julliana de Melo/ NE10

A folia na Cidade Alta de Olinda é um convite para a brincadeira em família. Crianças e adultos, de todas as idades, aproveitam a festa de Momo para vestir a fantasia. Fadas, piratas, unicórnios, super-heróis… tudo junto e misturado! Apesar do sol escaldante e da multidão que lota as ladeiras numa frevança sem fim, o polo infantil, na Praça do Carmo, é um verdadeiro óasis, com sombra, brinquedos, e um programação inteirinha para os pequenos. Além, claro, de alguns blocos tradicionais com suas versões mirins.

* Dica de mãe foliona: o sábado de manhã, de preferência bem cedinho, é o dia ideal para levar as crianças menores. E, no domingo, para as maiores, não deixe de conferir a concentração do Enquanto Isso na Sala de Justiça. A meninada ama ver os personagens dos desenhos animados ganhando vida! E nós, adultos, também. Confira algumas atrações:

SÁBADO (22)

Polo Infantil:

9h às 16h – Oficinas Culturais: Pintura de rosto; Adereços de cabelo; Sombrinhas de frevo ornamentais; fantasia de papel e exposição artística: Frevo Mulher.

9h – Palhaço Chupetinha

9h10 – Orquestra Maracafrevo

10h – Grupo Compasso

11h – Banda Edi Fernandes

12h – Caboclinho Caetés

14h – Grupo 04 Ases

15h – Grupo Frevança

15h45 – Orquestra 100% Mulher

Outro bloquinho:

» Patusquinho – Há 30 anos, a batucada mirim do Patusco desfila pelas ladeiras de Olinda, em pleno Sábado de Carnaval. E este ano não será diferente. A turma concentra às 8h, no Alto da Sé, onde serão servidas frutas para recarregar as energias. Pontualmente, às 8h59, a criançada segue o roteiro pela Misericórdia, Quatro Cantos e Amparo, terminando o desfile na sede do bloco, após 1h30 de quebradeira.

*****
DOMINGO (23)

Polo Infantil:

9h às 16h – Oficinas Culturais: Pintura de rosto; Adereços de cabelo; Sombrinhas de frevo ornamentais; fantasia de papel e exposição artística: Frevo Mulher.

9h – Palhaço Chupetinha

9h10 – Orquestra Maracafrevo

10h – Grupo Quebra Frevo

11h – Jessika Bruna (oficina de frevo)

12h – Imaginasom

13h – Novo Compasso

14h – Banda Nova Balada

15h- Grupo Bom de Frevo

15h45 – Samba Soul Delas

Outros bloquinhos:

» Encontro de Bonecos Mirins de Olinda – Na Terra dos Gigantes, a criançada não fica de fora da brincadeira. Há 26 anos, o Largo do Guadalupe reúne os pequenos no Encontro de Bonecos Mirins. Ao todo, são 40 bonecos de menos de 1 metro de altura e, no máximo, 2kg, que são carregados pelas próprias crianças, ao som de uma orquestra de frevo, com a participação de passistas mirins. Sai, às 9h, e o trajeto de 1h30 segue para o Amparo, Quatro Cantos, Ribeira, Prefeitura, Varadouro e Joaquim Nabuco.

» Enquanto Isso na Sala da Justiça – Apesar de ser um bloco adulto, o apelo infantil é muito forte e irresistível, uma vez que concentra no mesmo espaço os super heróis mais amados da garotada. Pra não passar aperto com as crianças, prefira chegar cedo no Alto da Sé de Olinda, onde acontece a concentração, a partir das 9h. Dá pra circular com certa tranquilidade, tirar fotos com os foliões fantasiados e, com sorte, até conseguir um cantinho com sombra. Quando começar a lotar, é hora de sair.

*****
SEGUNDA-FEIRA (24)

Polo Infantil:

9h – Palhaço Chupetinha

9h10 – Grupo 04 Ases

10h – Grupo Compasso

11h – Jessika Bruna (oficina de frevo)

12h – Banda Nova Balada

13h – Caboclinho Caetés

14h – Ari Telas e Bandas

15h – Grupo Frevança

15h45 – Maracatu Nação Camaleão

9h às 16h – Oficinas Culturais

Pintura de rosto; Adereços de cabelo; Sombrinhas de frevo ornamentais; fantasia de papel e exposição artística: Frevo Mulher.

Outro bloquinho:

» Eu Acho é pouquinho –  Aqui o Dragão Chinês Vermelho e Amarelo usa chupeta. E sai cedo da caverna. A orquestra de frevo da versão infantil do gigante Eu Acho é Pouco arrasta os pequenos às 9h. A concentração acontece na Praça Laura Nigro, em Olinda, em frente à sede do bloco.

*****
TERÇA-FEIRA (25)

Polo Infantil:

9h às 16h – Oficinas Culturais: Pintura de rosto; Adereços de cabelo; Sombrinhas de frevo ornamentais; fantasia de papel e exposição artística: Frevo Mulher.

9h- Palhaço Chupetinha

9h10 – Ari Teclas e Bandas

10h – Novo Compasso

11h – Jessika Bruna (oficina de frevo)

12h – Imaginasom

13h – Grupo Bom de Frevo

14h – Banda Edi Fernandes

15h – Grupo Quebra Frevo

15h45 – Afoxé Omô Nilé Ogunjá

*****
QUARTA-FEIRA (26)

O polo infantil da Praça do Carmo já não tem expediente. Até porque, oficialmente, o Carnaval acabou, né? Mas, sem escola para a garotada, a folia também pode continuar ao sabor do Bacalhau do Batata, na Quarta-feira de Cinzas. O segredo, mais uma vez, para não se arriscar com os pequenos, é garantir a brincadeira na concentração do bloco. Começa cedinho, às 7h30, no Alto da Sé. Quando o estandarte do famoso garçom e seus ingredientes culinários descer as ladeiras com a multidão, é hora de ir pra casa. 😉


MAIS SOBRE O CARNAVAL DA CRIANÇADA:
» Programação de Carnaval para as crianças no Grande Recife
» Programação infantil do Carnaval do Recife 2020
» Programação do Carnaval infantil nos shoppings do Grande Recife
» Opções de lazer infantil no Grande Recife pra quem quer ficar longe da folia
» Confira o funcionamento de todos os shoppings do Grande Recife


Foto: Julliana de Melo/ NE10

Carnaval é sinônimo de alegria, folia, glitter e muita animação, mas para curtir toda a festa com a criançada sem se preocupar é preciso ter alguns cuidados. Desidratação, insolação e perda auditiva são alguns problemas comuns nesse feriadão. Por isso, é bom lembrar de colocar a garrafa de água, protetor solar e repelente na bolsa. Já sobre a perda auditiva, é recomendável uma distância mínima de 15 metros das caixas de som e orquestras para não prejudicar a audição dos pequenos.

O uso de purpurina deve ser com cautela, em pequena quantidade e longe dos olhos. Dê preferência ao bioglitter, que é mais fácil de tirar e não agride o meio ambiente. Atenção na data de validade da maquiagem (infantil, claro!) e spray colorido de cabelo, que deve ser aplicado cobrindo o rosto da criança com uma toalha.  Devido ao aglomerado de pessoas, é importante também que as crianças usem crachás identificando nome, endereço e telefones dos responsáveis. Outra dica para os mais maiorezinhos é estabelecer pontos de encontro, assim ninguém se perde nos bloquinhos. Vale lembrar também que lugar de criança é em blocos infantis. Agora é vestir a fantasia e cair na folia.


Veja também