Noticias

Jornada da toupeira mostra que todo mundo faz cocô, mesmo que diferente

Julliana de Melo
Julliana de Melo
Publicado em 09/04/2019 às 11:47
Foto: divulgação
Foto: divulgação FOTO: Foto: divulgação

Criança adora falar (e rir) sobre cocô, xixi e seus derivados. Mas há quem tenha dificuldade de fazer o número 2, seja por deficiência na alimentação e prisão de ventre, por resistência ao momento do desfralde ou até algum trauma adquirido após um episódio de constipação. Os motivos podem ser variados, mas certamente viram preocupação para os pais. É aí que a literatura infantil entra, mais uma vez, para ajudar os pequenos a naturalizar a experiência - além de divertir toda a família. Existem inúmeras obras que trabalham o tema, como o livro "Da pequena toupeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela", nossa dica de leitura desta semana.

Escrita pelo alemão Werner Holzwarth em 1994, a história universal e atemporal mostra a jornada de uma pequena toupeira que, ao sair toda serelepe da sua toca, é surpreendida com um 'belo' cocô na sua cabeça. Indignado, o roedor inicia então uma verdadeira investigação para saber qual o animal do campo que fez aquilo. Cavalo, pomba, vaca, porco. Ninguém escapa ao interrogatório da toupeira, que assume a personalidade de um verdeiro Sherlock Holmes. Para se inocentarem, os diversos bichos suspeitos são 'obrigados' a exibir os respectivos cocôs, cada um com formato e textura diferentes. Até, finalmente, achar o culpado com a ajuda de uma dupla de especialistas: duas moscas pretas.

No livro, as ilustrações de Wolf Erlbruch ganham destaque em movimentos animados que estimulam ainda mais a interação da meninada. As reações e risadas são garantidas. De quebra, as crianças experimentam a oportunidade de nomear o que normalmente 'deveria' permanecer oculto - e ao prazer da suposta infração se soma o do desvendamento. Afinal, todo mundo faz cocô e isso é a coisa mais natural que existe. Não tem porquê ter nojo, né? O assunto, inclusive, já foi abordado pelo pequeno Miguel, de três anos, na sessão do blog 'Tiradas Infantis'.

A obra ganhou o título de Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 1994, categoria tradução/criança. Em sites de vendas de livros, como Saraiva e Amazon, por exemplo, é possível comprar o exemplar por R$ 23,99 ou R$ 30,90, respectivamente. Mas na Cultura encontra-se esgotado.

No Youtube, alguns canais também trazem contações do livro de Werner Holzwarth. É outra opção para garotada ter acesso ao conteúdo e estimular a leitura. Abaixo, o youtuber Ronaldo de Azevedo, do divertido canal Gato Galactico, narra a história da toupeira do jeitinho dele: