
UFRPE realiza campanha para conscientização da Leishmaniose
O nome é complicado de pronunciar, mas as causas são simples. Podendo ser transmitida a seres humanos e cães pelo mosquito-palha, a Leishmaniose é uma das doenças parasitárias que mais mata no mundo, de acordo com o site Medecins sans frontiers (Médicos Sem Fronteiras), organização humanitária internacional que atua em crises humanitárias. Foi pensando no impacto da doença para humanos e animais domésticos que a UFRPE vai promover ação educativa para conscientização sobre a doença. O “Dia D de combate à Leishmaniose” vai acontece nesta quinta-feira (29), no Hospital Veterinário (HoVet) da UFRPE. A ação é resultado da parceria entre a universidade com as empresas Melodiapet e MSD Saúde Animal, especializados em fármacos e produtos para animais.
Antes das ações do “Dia D”, nesta quarta-feira (28), o dia será de troca de experiências e informações entre estudantes, pós-graduandos e clínicos veterinários residentes. Nesta quinta-feira, a atividade é direcionada para tutores de cães, das 8h às 17h. Estão previstos o atendimento dos trinta primeiros inscritos para aplicação de teste de identificação da leishmaniose visceral canina. A inscrição pode ser feita pelo link: http://bit.ly/2UdIPg7.
Na UFRPE, o professor Léucio Alves é a referência na área. O docente do Departamento de Medicina Veterinária (DVET) atua no Laboratório de Doenças Parasitárias e no Ambulatório de Leishmaniose da UFRPE. Ao falar do espaço de reprodução do mosquito-palha, que produz suas larvas em matéria orgânica em decomposição e resíduos sólidos, o docente indica as orientações para precaução da picada do mosquito-palha.
“O transmissor costuma aparecer no final da tarde até a manhã do dia seguinte. Para evitar a picada da fêmea transmissora – a única capaz de infectar – é indicado evitar resíduos sólidos e usar tela protetora nas janelas e portas, principalmente em zonas de mata e rurais”, alerta o veterinário.
A doença
A doença é transmitida pela picada do mosquito-palha infectado, causando complicações em humanos e cães. O sistema de defesa é o principal alvo do infectado pela Leishmaniose A doença tropical progride e pode manifestar os primeiros sintomas meses e até anos depois. Ainda de acordo com ONG Médicos Sem Fronteiras, em mais de 90% dos casos de Leishmaniose aparecem em 47 países endêmicos, dos quais o Brasil faz parte. A manifestação da doença se caracteriza por acessos irregulares de febre, perda de peso, fraqueza, aumento do baço e do fígado, nódulos linfáticos inchados e anemia.
Ajude-nos a fazer o melhor conteúdo para você!
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.