
Olinda terá seu primeiro ParCão em setembro
Uma parceria público-privada entre a Prefeitura de Olinda e a 4 Patas Clínica Veterinária trará um novo local de entretenimento para os animais de Olinda. As obras iniciam na próxima segunda (26), na Praça Vitoriano Regueira, no mesmo bairro. Este será o primeiro parque de bem-estar animal do município, denominado nos centros urbanos de ParCão. A previsão é que o espaço esteja liberado para a população no dia 14 de setembro.
O local terá lazer para os pets, área de descanso, playground, além de ambiente para eventos e atividades educativas. A área total tem 1.158,85 m², divididos em 386,14 m² de espaço com tutores, 313,63 m² de área com cães de grande porte e 459,08 m² de área para os cachorros de pequeno porte.
“É um projeto inédito em Olinda, difícil encontrarmos pessoas com essa sensibilidade com os animais. Agradecemos a parceria da 4 Patas. Pedimos que o espaço seja conservado pela população, precisamos valorizar a praça, consequentemente valoriza-se os imóveis. Iluminação, segurança, meio ambiente, enfim, todas as nossas secretarias estão à disposição para ajudar. Mas se os cidadãos não tiverem essa consciência, o trabalho não alcançará seu resultado esperado. Depois de 484 anos, enfim Olinda terá um parcão. Quem ganha é a cidade, e não só os moradores do Bairro Novo”, disse o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.
O discurso do prefeito foi reforçado pela representante do bairro, Anabela Soares. Ela destacou com está muito feliz com a novidade e otimista com o futuro. “Essa convivência com os pets e seus tutores é muito importante. Nosso bairro torce para que novas iniciativas como essa aconteçam por aqui. Será bom tanto para nós, comunidade, quanto para a Prefeitura e a empresa parceira”, acrescentou Soares.
No dia 9 de setembro, às 16h, ocorrerá o lançamento oficial do ParCão no Auditório da Prefeitura de Olinda. Há uma programação extensa, com avaliação veterinária, desfile de pets e muito mais. Enquanto a data não chega, a sócia da 4 Patas, Sheila Magalhães, destaca a importância de uma PPP como essa.
“Estamos há alguns anos no radar para fechar esse apoio da Prefeitura. Com a gestão do Professor Lupércio conseguimos estreitar os laços. É um marco para Olinda, ficamos felizes que a gestão teve esse olhar. Quem tem um animal em casa sabe, o sentimento é como se tivéssemos um membro da família. E pedimos que a população cuide do local”, reforçou.
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.