publicidade
24/07/18
Grupo trabalha há dois anos para manter os cuidados com os pets resgatados em Carpina | Foto: Reprodução/Facebook
Grupo trabalha há dois anos para manter os cuidados com os pets resgatados em Carpina | Foto: Reprodução/Facebook

Conheça o projeto ‘Gadac’ que acolhe animais de rua em Carpina

24 / jul
Publicado por Priscila Miranda em Adote um Pet às 9:05

O abandono de animais é uma realidade de cortar o coração. Mesmo assim, os números de cachorros e gatos abandonados pelas ruas da cidade aumentam cada vez mais. Por este motivo, a cidade de Carpina, na Zona da Mata Norte, montou um espaço para cães que são encontrados na rua: o Grupo Amigos Defensores dos Animais de Carpina.

A instituição, sem fins lucrativos, cuida de aproximadamente 90 animaizinhos em situação de abandono. E quando dizemos que eles cuidam dos cachorrinhos, nos referimos ao fato de darem amor, acima de tudo, e também ao fato de tentarem suprir todas as necessidades de saúde deles. “Cada animal do Gadac tem uma história para contar, de abandono, maus-tratos, seja na rua ou no local onde deveria ser seu lar, não consideramos lar, porque o lar deveria ser o lugar onde ele se sentisse protegido, mas muitos que adotam um animal não pensam nos custos e compromissos que esse animal terá, e a partir daí começa os maus-tratos e por fim o abandono”, Crislaine Costa, membro da equipe.

História

A ideia de cuidar dos animais abandonados surgiu há mais de 10 anos e Sineide, que participa das ações há dois anos, se divide nas tarefas com a ajuda de outros voluntários. “Através do amor pelos animais, a necessidade de cuidados, acolhimentos dos de rua, que eram enxotados, escorraçados pelos que não gostam de animais. Os protetores resolveram fundar a ONG para acolher esses inocentes que precisam tantos de nós”, contou Crislaine.

São vários membros espalhados pela cidade pernambucana, que trabalham para que as arrecadações não parem, já que não existe nenhuma instituição que mantenha os gastos fixos do Grupo. As dependências da moradia dos cãezinhos também melhoraram, já que o número de membros aumenta cada vez mais e é preciso adequar o espaço às necessidades de todo. A maioria dos cachorrinhos fica disponível no abrigo por um bom tempo, aguardando alguma pessoa que aceite fazer uma adoção responsável.

Contudo, problemas ainda vêm sendo enfrentado pelo Grupo, que luta por uma melhor qualidade para os pets. “Hoje nosso maior problema para manter os animais, é o espaço, graças aos colaboradores que sempre nos ajudam, pessoas sensíveis à causa, sendo comerciantes ou não, estamos conseguindo alimento e medicação, às vezes falta um pouco, mas sempre corremos atrás, mas a questão dos canis é o que mais nos limita, pois o espaço é grande, mas poucos canis para abriga-los, e não podemos deixar uma grande quantidade de animais nos canis pois eles ficam estressados”, conta.

Doações

O abrigo busca doações de qualquer tipo, como quilos de ração, medicamentos de uso contínuo (como as vitaminas e os vermífugos, que tem de ser aplicados anualmente), e também procuram por pessoas que se disponibilizem a ser madrinhas (ou padrinhos) de vacina. Outras doações de cobertores, produtos de limpeza e qualquer artigo que possa contribuir para a saúde e o conforto dos animaizinhos também serão aceitos com muito amor pela equipe do abrigo.

“Houve um evento de adoção a cerca de um mês atrás, com o apoio da Prefeitura Municipal de Carpina, no momento não temos nenhum evento agendado, mas estamos tentando programar algo, como Campanha de Castração que é muito importante, para evitar a reprodução e em consequência o aumento de animais abandonados nas ruas”, conta Crislaine.

Serviço:

Pontos de Doação em Carpina:

Móveis Crysbelle, na rua da feirinha dos domingos, bairro Santo Antônio

Autorizada LG, no Centro, próximo à Flor Viva

Galego Acessórios, no Bairro Novo, próximo ao mercadinho de Lula do boi

Ponto Certo Mercadinho, no bairro Santo Antônio, próximo ao cemitério Novo

Audiotec Credenciada da Sky, localizada na Rua da Rodoviária.


FECHAR