publicidade
30/03/20
Engenheiro de telecomunicações dá dicas para limpeza de eletroeletrônicos. Foto: Luisi Marques/JC360
Engenheiro de telecomunicações dá dicas para limpeza de eletroeletrônicos. Foto: Luisi Marques/JC360

Limpeza regular é arma mais eficaz contra o coronavírus

30 / mar
Publicado por Fabiola Blah em Patrocinada - 30/03/2020 às 9:00

Especialistas trazem dicas para manter eletroeletrônicos e superfícies livres de contaminação 

Com o aumento da pandemia de coronavírus em todo o país, a higienização das mãos, superfícies e objetos – que já vem sendo reforçada desde os primeiros casos confirmados – não pode ser negligenciada, justamente para ajudar na contenção do vírus. Lavar as mãos com água e sabão e usar álcool em gel são as principais medidas para a limpeza pessoal, mas não podemos esquecer que objetos como celulares, computadores, fones de ouvido e eletroeletrônicos em geral, tão usados por todos, também precisam ser limpos.

O engenheiro de telecomunicações Alessandro Freire alerta que o uso do álcool comum pode ser prejudicial aos aparelhos. “O procedimento correto e eficaz para a higienização dos eletrônicos é a utilização do álcool isopropílico, pois o mesmo não danifica os componentes internos devido ao alto poder de evaporação”, explica o profissional, que recomenda que o equipamento esteja desligado no momento da limpeza.

E é bem simples fazer essa faxina: basta aplicar o álcool isopropílico em um pano e limpar todos os eletroeletrônicos. “Deixando o pano umedecido, sem chegar ao ponto de encharcar com o álcool, aplique suavemente no equipamento, diariamente. É interessante o uso de luvas descartáveis no momento dessa limpeza”, recomenda Alessandro.

Para complementar a higienização do celular, é importante também limpar a capa do equipamento. Com uma solução caseira de água, vinagre e bicarbonato de sódio – cujo passo a passo você confere no vídeo a seguir – é possível fazer a limpeza da capinha. “É essencial higienizar os acessórios. No caso da capa do celular, ela está na linha de frente, pois tem o primeiro contato com as superfícies”, finaliza o profissional, que recomenda ainda o não-compartilhamento de objetos. “Neste momento de pandemia declarada, devemos realizar diariamente a higienização no ambiente de trabalho e evitar o compartilhamento de objetos pessoais”.

Confira, no vídeo, o passo a passo para limpar sua capinha de celular e outros eletroeletrônicos:

Vinagre: multiuso na limpeza 
 
Além da limpeza da capinha do celular, o vinagre pode auxiliar a manter limpos alimentos e superfícies. Isso acontece porque é um produto que conta com componentes ácidos, que podem ser ativados em algumas misturas químicas, resultando em fórmulas de limpeza. 

“O vinagre é um produto resultante da fermentação do vinho, onde ocorre a transformação do álcool em ácido acético. É este componente ácido que auxilia e promove a ação de limpeza”, explica a coordenadora de química das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, Christina Campos. 

Na limpeza de alimentos, o vinagre é muito utilizado para limpeza de frutas e verduras. “O  pH ácido do vinagre auxilia na limpeza e remoção de elementos minerais e orgânicos, onde o ácido acético funciona como um agente desengordurante, eliminador de odores e abrilhantador de vidros e louças”, complementa Christina, que atenta também para os cuidados no manuseio na hora da limpeza. “Como o produto é muito ácido, recomendamos não utilizar puro e em locais que possam sofrer agressões, como pisos encerados, superfícies envernizadas e esmaltadas”. 

Confira no site da Associação Nacional das Indústrias de Vinagre mais dicas e receitas do uso do vinagre para limpeza.


FECHAR