Coronavírus: Saúde de Pernambuco descarta mais dois casos suspeitos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/02/2020 às 13:09
Entre as medidas de proteção contra o coronavírus, estão lavar as mãos, evitar espirrar e tossir sem proteger a pessoa que está na sua frente, evitar tocar nos olhos, nariz, boca e evitar tocar pessoas que estejam doentes (Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem)
Entre as medidas de proteção contra o coronavírus, estão lavar as mãos, evitar espirrar e tossir sem proteger a pessoa que está na sua frente, evitar tocar nos olhos, nariz, boca e evitar tocar pessoas que estejam doentes (Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem) FOTO: Entre as medidas de proteção contra o coronavírus, estão lavar as mãos, evitar espirrar e tossir sem proteger a pessoa que está na sua frente, evitar tocar nos olhos, nariz, boca e evitar tocar pessoas que estejam doentes (Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa que recebeu, na manhã desta sexta-feira (28), os resultados das primeiras análises laboratoriais do Instituo Evandro Chagas (IEC), localizado no Pará. Os laudos do laboratório, que é uma das referências nacionais para diagnóstico do vírus Covid-19 no Brasil, descartaram a doença em dois pacientes notificados como suspeitos no Estado (casos da mulher de 51 anos, moradora de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, e do homem pernambucano, de 24 anos, residente na Itália). Ambos estão internados no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) com quadros de saúde estáveis. Na quinta-feira, o Estado já havia descartado para coronavírus o caso de um homem de 41 anos, morador do Recife, com histórico de viagem para Itália e França, que chegou ao Estado no dia 12 deste mês. Ele teve exame positivo para influenza B.

O Estado de Pernambuco segue agora com três casos suspeitos em investigação:

- Homem, 32 anos, pernambucano com histórico de viagem à Itália - chegou em 24/2. Notificado na quinta-feira (27/2).

Apresentou febre, dor de garganta e coriza. Está internado no Huoc e já fez coleta de material para as análises em laboratório.

- Homem, 37 anos, com histórico de viagem para Itália - chegou em 20/2. Notificado na quinta-feira (27/2). Apresentou febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar. Está internado no Huoc e já fez coleta de material para as análises em laboratório

- Mulher, 34 anos, com histórico de viagem para Itália - chegou em 17/2. Foi notificada na quinta-feira (27/2)

Paraíba

Também foi descartado o primeiro caso suspeito de coronavírus da Paraíba, que foi notificado, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), na última terça-feira (25). Trata-se de um homem de 59 anos, que reside em João Pessoa, e apresenta histórico de viagem à Itália entre os dias 14 e 23 de fevereiro, e que chegou ao Brasil na segunda-feira (24), em voo internacional com destino ao Recife.

Os detalhes sobre as testagens, bem como novas informações sobre o Covid-19 no Estado, serão repassadas em coletiva de imprensa às 17h desta sexta-feira (28), na sede da SES, no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife.