Coronavírus: cinco casos suspeitos são monitorados em Pernambuco, atualiza Secretaria de Saúde

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 28/02/2020 às 17:57
coronavirus__ FOTO:

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES) informa que, desde a última terça-feira (25), foi notificada de 10 casos suspeitos do novo coronavírus. Desses, cinco foram descartados laboratorialmente; outros cinco continuam em investigação. Cinco foram

acolhidos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), referência da rede pública estadual para esse tipo de suspeita. Outros cinco foram para quatro hospitais particulares da capital pernambucana. Os pacientes são moradores do Recife (7, sendo 4 em investigação e 3 descartados), de Caruaru (1 descartado), de Jaboatão dos Guararapes (1 em investigação) e da Itália (1 descartado).

Todos os casos descartados já receberam alta médica. Dos cinco casos em investigação, dois, que foram inicialmente atendidos em uma unidade privada do Recife, receberam orientações para isolamento domiciliar. Dos outros três, acolhidos no Huoc, dois também estão recebendo a mesma conduta na tarde desta sexta-feira (28) e apenas um continuará em isolamento na unidade hospitalar.

Todos os pacientes suspeitos que foram avaliados e estão recebendo alta para isolamento respiratório domiciliar continuarão sendo permanentemente monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária dos municípios onde residem (três residentes no Recife e um em Jaboatão dos Guararapes).

Importante destacar que as análises laboratoriais estão sendo realizadas no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) e Instituto Evandro Chagas, no Pará, referência para o exame específico para coronavírus. A SES ressalta que tem seguido todo o protocolo previamente estabelecido para atendimento dos pacientes e para execução das ações de vigilância epidemiológica.