Carnaval: veja 8 dicas para se prevenir do coronavírus, sarampo, gripe e outras doenças

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 19/02/2020 às 12:44
Entre as dicas de prevenção, a Secretaria Estadual de Saúde recomenda evitar o contato com pessoas que apresentem sinais e sintomas de doença infecciosa, como febre e tosse (Foto: Freepik/Banco de Imagens)
Entre as dicas de prevenção, a Secretaria Estadual de Saúde recomenda evitar o contato com pessoas que apresentem sinais e sintomas de doença infecciosa, como febre e tosse (Foto: Freepik/Banco de Imagens) FOTO: Entre as dicas de prevenção, a Secretaria Estadual de Saúde recomenda evitar o contato com pessoas que apresentem sinais e sintomas de doença infecciosa, como febre e tosse (Foto: Freepik/Banco de Imagens)

Para o Carnaval deste ano, a Secretaria de Saúde de Pernambuco produziu 60 mil fôlderes bilíngues e 2 mil cartazes com oito dicas para a população se proteger de um possível adoecimento pelo coronavírus e dos demais vírus de transmissão respiratória. "Essas dicas são chamadas de etiqueta respiratória e devem fazer parte da rotina da população durante todo o ano", afirma o secretário Estadual de Saúde, André Longo.

Confira:

  1. Evite o contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de doença infecciosa como febre, tosse e dor de cabeça, entre outros.
  2. Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Caso não seja possível, use álcool em gel. É preciso que a higienização das mãos seja feita de forma eficiente, garantindo que toda a extensão dos membros seja lavada. Áreas como as pontas dos dedos, embaixo das unhas e entre os dedos, não podem ser negligenciadas. É importante se lembrar também de retirar anéis, pois existe acúmulo de micro-organismos nesses acessórios.
  3. Evite sempre tocar a boca, nariz e olhos, principalmente após contato com superfícies mais contaminadas (maçanetas e corrimãos) em locais e transportes públicos
  4. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas
  5. Mantenha os ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas
  6. Se estiver doente, evite sair de casa e ter contato próximo com outras pessoas. Mantenha-se afastado de aglomerações
  7. Quanto for tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com a parte interna do braço ou com lenço descartável. Jogue o lenço no lixo e lave as mãos, que são um dos principais veículos propagadores de doenças. Evite colocar a mão na boca como medida de proteção
  8. Aos primeiros sintomas, procure o serviço de saúde mais próximo da sua residência