Coronavírus: idade média das vítimas é de 72 anos

Cinthya Leite
Cinthya Leite
Publicado em 03/02/2020 às 16:58
Pesquisadores buscam determinar o impacto global da epidemia causada por um novo coronavírus que surgiu na China (Foto: Johannes Eisele/AFP)
Pesquisadores buscam determinar o impacto global da epidemia causada por um novo coronavírus que surgiu na China (Foto: Johannes Eisele/AFP) FOTO: Pesquisadores buscam determinar o impacto global da epidemia causada por um novo coronavírus que surgiu na China (Foto: Johannes Eisele/AFP)

Entre os casos confirmados de coronavírus na China, a idade média das vítimas é de 72 anos. Essa constatação levou a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) destacar a importância dos cuidados com a saúde do idoso relacionados ao coronavírus, cujos agentes infecciosos provocam sintomas similares a outras doenças, como gripe, comum na população idosa.

Segundo a presidente da Comissão de Imunização da SBGG, Maísa Kairalla, pesquisas têm demonstrado maior vulnerabilidade entre idosos quanto à incidência da nova epidemia. "Existe a imunosenescência, que é o envelhecimento natural do organismo e pode deixar a pessoa idosa mais suscetível a infecções em geral", diz a médica. A especialista explica que pessoas com doenças crônicas associadas são as que sofrem mais. Entre elas, estão aquelas com diabetes, doenças cardíacas e pulmonares. “Com o coronavírus, é preciso uma atenção maior de pessoas cujo pulmão está mais debilitado”, complementa Maísa, referindo-se ao fato de o coronavírus causar complicações pulmonares.

Prevenção

A médica geriatra orienta que os idosos cuidem bem da saúde, mantenham-se hidratados, higienizem as mãos com frequência e evitem o contato com pessoas vindas de áreas com casos confirmados da doença. “Além disso, é fundamental estar em dia com o calendário de vacinação para se proteger de múltiplas infecções”, conclui Maísa.